Refrigerantes: porque devemos evitá-los?

0
1173

Que o refrigerante não traz beneficio nenhum para a saúde todos sabem, contudo eu resolvi fazer uma pesquisa mas detalhada sobre o liquido e gostaria de compartilhar aqui na coluna com vocês.
Os tão consumidos refrigerantes, também conhecidos com bebidas de calorias vazias, não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo além do prazer de ingeri-lo.
Além disso, o consumo de refrigerantes pode fazer com que você sinta fome antes da hora, é isso mesmo! Quando absorvidos no intestino, os refrigerantes liberam grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea de uma só vez, o que faz com que o pâncreas libere mais insulina. Essa insulina excessiva leva a fome, a fim de nos fazer consumir mais açúcar para manter o equilíbrio metabólico.
No caso dos refrigerantes sem açúcar, ou seja, o diet ou zero, apesar de não conterem açúcar, eles possuem sabor doce conferido pelos adoçantes. O Problema neste caso é que isso pode fazer com que nosso cérebro registre a mensagem de que estamos consumindo doces, provocando uma maior liberação de insulina para metabolizar esse açúcar, surgindo fome.
O consumo constante de bebidas artificialmente adoçadas confunde a habilidade natural do organismo de controlar o consumo de calorias, pois o corpo identifica que está com fome reunindo informações sobre o sabor doce do alimento e seu valor calórico. Como o sabor não vem acompanhado de calorias, existe um efeito rebote, que determina mais fome e mais vontade de consumir esses alimentos.
Veja ao lado alguns males que este líquido pode causar ao nosso corpo.

Cáries
Dentes podres acabam com a beleza de qualquer um, e o alto nível de açúcar dos refrigerantes é o principal causador de cárie dentária.

Osteoporose

O excesso de açúcar aumenta o risco de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos.

Diabetes
Uma pesquisa feita com 90 mil mulheres revelou que aquelas que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar como sucos ou refrigerantes estavam mais propensas a desenvolver a Diabetes do tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

Obesidade
O consumo de refrigerantes é um dos grandes vilões no ganho de peso e na causa da obesidade mórbida.

Cálculos renais
De acordo com um estudo do periódico Clinical Journal of the American Societyof Nephrology o consumo de refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim.

Deixe uma resposta