Arraiá Aéreo encantou o público no último final de semana, no Aeroclube de Bauru (SP). Segundo os organizadores, mais de 80 mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com demonstrações de voo, exposições de modelos de aviões, shows, comidas típicas e tirou o fôlego dos espectadores nas acrobacias da esquadrilha da fumaça.
“É maravilhoso, é como se eu voltasse a ser jovem de novo, é muito bom, muito gostoso”, conta Silvia Bergamaschi sobre a apresentação do grupo nos céu da cidade, neste domingo (11).
Segundo o astronauta Marcos Pontes, o evento foi criado para inspirar as crianças e adolescentes. “O objetivo todo é motivar jovens pra as carreiras de ciência, tecnologia, aviação, principalmente para a educação. Formar cidadãos produtivos aí para o Brasil”.
Foi em uma dessas apresentações que o piloto da esquadrilha da fumaça Nilson Gasparelo se apaixonou pela aviação. “Eu decidi ser piloto, decidi entrar para Força Aérea após assistir a apresentação da esquadrilha da fumaça aqui neste mesmo lugar no Aeroclube de Bauru há 23 anos”, conta.
O piloto não escode a satisfação em participar da apresentação do grupo. “É um orgulho muito grande poder voltar para cá como piloto da esquadrilha após ter alcançado meu sonho”, completa Gasparelo.
O Arraiá também encantou os fãs de aviões, com a exposição dos modelos que são utilizados na defesa nacional e exemplares históricos e raros, como é o caso do técnico de informática Rafael Aparecido da Silva. Deficiente visual, ele conheceu com as mãos a aeronave que rasga o céu em um barulho ensurdecedor.
“Eu amo aviação desde infância, sou apaixonado, eu acho que a única coisa que me impede de seguir a carreira na aviação é a falta da visão, porque se não fosse. Sou apaixonado, os sons da aeronave, tudo, eu capto cada momento”, relata Rafael.
Enquanto os aviões encantavam no céu, no solo teve espaço para a solidariedade. O evento, que contou com o apoio da TV TEM, também arrecadou alimentos para entidades assistenciais da cidade por meio da iniciativa “Bem Legal”.