Com as bênçãos de Santo Antônio

0
750

Já que hoje é dia de Santo Antônio, o JC Cultura apresenta uma dica bem apropriada para o momento: trata-se do livro “Rimas Juninas” (Editora Moderna) do escritor, contador de histórias e educador César Obeid.

Os divulgadores ressaltam que o período junino é típico em eventos nos quatro cantos do Brasil (uma festividade multicultural, diga-se). Como se sabe, entre as características marcantes estão a mistura de cores, a música, a culinária e os folguedos.

Escrita em versos de cordel, a obra dialoga com diversos elementos que compõem as festas de junho, como o casamento e a quadrilha, o correio elegante, as brincadeiras e os quitutes típicos, e percorre seus significados, curiosidades, entre outros.

César Obeid propõe a descoberta desse universo das tradições caipiras por meio de variadas abordagens linguísticas, como poemas, receitas culinárias e textos de teatro, que tornam a leitura acessível e prazerosa.

ATRATIVO

Além de seu conteúdo informativo, “Rimas Juninas” traz em seu projeto visual cenários elaborados com belas cerâmicas figurativas de Ana Souza.

Por meio delas, a artista reproduz a energia e o colorido dessa festividade com um toque de brasilidade digno das tradicionais quermesses. A obra (R$ 46,00) é indicada para leitores a partir dos 8 anos e – por que não? – também aos adultos curiosos.

O autor

De Itapevi (SP), César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. Ele é autor de diversos livros para o público infantojuvenil, alguns deles premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Deixe uma resposta