Você sabe o que é tártaro?

0
353

A doença periodontal, causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes, é uma das principais causas de perda total de dentes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

O tártaro é um problema causado pelo excesso de placa bacteriana nos dentes e caso não seja removido por meio da higienização bucal correta, acaba calcificando.

 

Essa condição pode prejudicar a estética do sorriso e levar à baixa autoestima, além de problemas mais graves.

 

Saiba mais sobre o tártaro, suas causas, como tratar e como prevenir lendo o artigo a seguir.

 

O que é tártaro?

 

O tártaro dentário, também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana endurecida na superfície dos dentes. Ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os seus tecidos.

 

Esse problema oferece à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu aumento, o que pode causar problemas mais sérios, como cárie e gengivite.

 

Normalmente as pessoas acabam confundindo a placa bacteriana com o tártaro, mas existe uma diferença na espessura, já que a placa é mais pegajosa e assim que endurece dá origem ao tártaro.

 

As principais causas do surgimento do tártaro

 

A principal causa de surgimento do tártaro é a má higiene bucal, que acaba deixando resíduos de alimentos na boca e as bactérias se proliferam.

 

A placa bacteriana se forma de 4 a 12 horas após a refeição, portanto, uma escovação completa é necessária imediatamente após a alimentação.

 

Por outro lado, seguir as técnicas corretas de escovação não é suficiente para combater a ação dos microrganismos, pois há áreas que a escova não consegue alcançar.

 

É nesse momento que entra a importância de utilizar o fio dental e enxaguante bucal, justamente para que a higiene tenha um melhor resultado.

 

Além disso, a formação do tártaro pode ser afetada pelo uso de alguns medicamentos ou fatores que promovem alterações no fluxo salivar.

 

Quais os tratamentos?

 

Quando há somente a placa bacteriana presente na boca, ela pode ser removida por meio da higienização correta. Já o tártaro, devido à sua textura, precisa ser removido pelo dentista.

 

Esse procedimento é feito com ferramentas odontológicas de raspagem e pode durar diversas sessões, conforme a gravidade do caso.

Portanto, caso haja manchas na arcada dentária, é importante visitar o dentista, especialmente o periodontista. Sem o tratamento adequado, o quadro pode se agravar e atingir grandes proporções.

 

Como prevenir o tártaro?

 

A escovação adequada, especialmente com creme dental antitártaro e fio dental, pode reduzir o acúmulo de placa e, consequentemente, do tártaro.

 

Investir em uma alimentação balanceada, rica em proteínas, nutrientes e minerais também é igualmente essencial.

 

Para manter a saúde bucal, as visitas periodicamente ao dentista são essenciais. Somente o profissional pode detectar os estágios iniciais de problemas bucais por meio de uma avaliação ou exames realizados.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o tártaro, causas, tratamento e prevenção? Entre em contato com a nossa equipe multidisciplinar, capaz de oferecer os melhores tratamentos para o seu caso.

Deixe uma resposta