‘Não haverá desabastecimento de oxigênio’, diz Estado

0
825

São Paulo – Apesar de cidades paulistas alertarem para estoque crítico de cilindros de oxigênio, o governo do Estado de São Paulo garantiu que não haverá desabastecimento nos municípios. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Estado trabalha para manter o abastecimento em todas as cidades. O governo anunciou a compra e o início da distribuição de dois mil cilindros de oxigênio para os municípios de todas as regiões do Estado. Desses 216 unidades serão entregues ainda hoje. Além disso, foram comprados também mil concentradores de oxigênio, que são aparelhos utilizados de apoio para pacientes menos graves, o que permite que os respiradores possam ser utilizados nos pacientes mais graves.

“A gente sabe que a responsabilidade seria dos municípios, mas o governador, entendendo que até por uma questão humanitária, decidiu ajudar. Por isso, foi criada uma força-tarefa, não apenas para ter o oxigênio disponível para pequenas cidades que têm essa deficiência de captar o cilindros, mas ajudar na questão logística. Independentemente da nova usina (que deve ser entregue nos próximos dias), estamos abastecendo todos os municípios”, disse.

Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) aponta que ao menos 120 municípios estão em situação emergencial.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta quarta-feira a primeira de 19 usinas geradoras de oxigênio em unidades de saúde. Ela será instalada no Hospital Municipal Capela do Socorro. Juntas, as 19 usinas terão capacidade para produzir 9 mil metros cúbicos de oxigênio por dia, o que equivale a 900 cilindros.

INTERIOR

“Não é ela (nova usina) que dá assistência e acolhimento aos municípios. “Temos usinas e abastecimento, o que precisamos é de cilindros, para que cheguem até pequenas cidades e unidades de saúde. A nova usina de oxigênio, que será inaugurada em Ribeirão Preto, nos dá suprimento adicional”, acrescentou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). No último dia 22, o governo estadual anunciou a criação dessa nova usina de oxigênio para atender à demanda de pacientes do coronavírus no Estado. A iniciativa é uma parceria com a Ambev e com a Copagaz, com previsão de lançamento em 10 dias.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/nacional/2021/03/754636–nao-havera-desabastecimento-de-oxigenio—diz-estado.html#.YGYII43yAzs.whatsapp

Deixe uma resposta