Não é super, mas é herói

0
89
Espetáculo ‘Quixotes’ será apresentado hoje, com entrada gratuita, no Teatro Municipal de Bauru; em cena, atores abordam a natureza humana

JCNET – Não é super, mas é herói

Quem são os “heróis de si mesmo”, “heróis do cotidiano”, em busca de uma jornada melhor? Uma pesquisa nesse sentido foi elaborada para que o espetáculo “Quixotes” se tornasse realidade. O resultado poderá ser conferido nesta sexta-feira (14), com entrada gratuita, no Teatro Municipal de Bauru.

A apresentação está a cargo da companhia Cais do Porto e tem incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, selecionado no edital de circulação de espetáculos de teatro. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura.

TEOR E CONTEXTO

O espetáculo aborda a existência humana e o conflito entre sonhos e realidade, a entrega nas relações com o outro, com a cidade e com nossos espaços e vozes. Ao mesmo tempo, o enredo trava um diálogo poético sobre desigualdade, violência e preconceito. A proposta do grupo é realizar nove apresentações em cidades diferentes do interior de São Paulo.

Criado a partir de paisagens cênicas, o espetáculo FOCA conquistas e os fracassos do ser contemporâneo que sai a galopes em busca de realizar seus sonhos mais utópicos – referência a “Dom Quixote de La Mancha”, personagem do famoso livro do espanhol Miguel de Cervantes.

PROVOCANDO CRIAÇÃO

Segundo Fábio Lucca, diretor do espetáculo, a pesquisa que resultou no espetáculo teve origem ainda em 2012, com uma provocação de um professor, enquanto ele ainda estava na faculdade: “Qual é o seu teatro?” A partir daí se iniciou a montagem com paisagens cênicas, para ver como os corpos reagiam. Nesse processo, encontraram relação com “o herói de si mesmo”, presente na obra de Cervantes.

REALIZADORES

Sobre a Companhia Cais do Porto: formada em Araraquara, em 2013, teve como fundadores amigos artistas oriundos da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), Senac Araraquara (curso técnico de Arte Dramática), além de núcleos de estudo, oficinas e workshops livres, por suas pesquisas pessoais.

Há quase 6 anos produzindo espetáculos, já atravessou fronteira em 2015, quando realizou residência artística no Centro Cultural y Colectivo Teatral La Mandrágora, em Viñadel Mar, no Chile.

Dentre suas produções estão: “A Coitadinha”(2013), “Rebento – agora que sinto amor” (2014), “Winka – ensaios sobre a invasão” (2015 – intercâmbio Brasil-Chile), “O Engraxate” (2015), “Muzimba Nossa Voz”(2016), “Quixotes” (2017) e “Cartas para Ariel” (2018).

SERVIÇO

“Quixotes”: 14/6, hoje, 20h, no Teatro Municipal de Bauru – avenida Nações Unidas, 8-9, Centro. Gratuito.

Em cena

Um ator e uma atriz estão diante do público e procuram seus corações. Em “Quixotes”, da Cia Cais do Porto, os artistas enviam e recebem cartas dos personagens da obra “Dom Quixote de La Mancha”, além de instaurar um dolorido diálogo com seu autor morto, Miguel de Cervantes.

Ficha técnica

Criação e Dramaturgia: Cia Cais do Porto

Obra impulso: Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes)

Dramaturgia: O Grupo

Direção: Fábio Lucca

Elenco: Fábio Lucca e Neila Dória

Música ao vivo: Gustavo Velludo e Luísa Melo

Direção de palco e Cenotécnico: Zé Guilherme

Iluminação e Operação de Luz: Larissa Mariano

Videomaker: Álvaro Júnior

Figurino: Murilo Rangel

Colaboração dramatúrgica: Carla Zanini, Filipe Ramos e Maria Eduarda Machado

Produção Executiva: Fernando Gimenes

Coordenação de Produção: Vânia Lima

Duração: 70 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Também no albergue

O grupo irá até o Albergue Noturno-Casa de passagem, ainda às 9h, para realizar uma atividade prática com uma oficina teatral. A proposta é estabelecer uma reflexão sobre a questão dos sonhos e anseios, compartilhando relatos e experiências com os frequentadores do local.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Cultura/2019/06/nao-e-super-mas-e-heroi.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here