Jardim Botânico tem atividade de observação de pássaros no domingo

0
175

Em comemoração aos 26 anos do Jardim Botânico, ao longo de 2020 uma programação especial foi preparada para o público. E neste domingo (15), o “1º Passarinhando no Jardim Botânico” será uma das atividades comemorativas.

O evento denominado Birdwatching, que significa observação de aves, em tradução livre, ocorrerá em duas turmas, uma às 6h e outras às 8h, com encontro dos dois grupos às 9h30 para troca de experiências e encerramento. Durante a atividade, é recomendado o uso de calça comprida, calçado fechado e o uso de protetor solar, boné, chapéu e repelente contra insetos. Para uma melhor experiência na observação, recomenda-se também levar binóculos e máquina fotográfica.

A observação terá o monitoramento do Dr. Guilherme Sementili Cardoso (Biólogo e Doutor em Zoologia) e para participar é necessário realizar a inscrição pelo site www.jardimbotanicobauru.com.br e preencher o formulário de inscrição. Com vagas limitadas a 15 pessoas por turma, o evento tem taxa de R$ 10,00 para efetivar a inscrição, e o valor deverá ser pago no dia do evento.

O “1º Passarinhando no Jardim Botânico – Birdwatching” é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru em parceria com as Empresas Amigas da Natureza.

Sobre o Birdwatching

O Birdwatching é uma prática de observação da vida selvagem com foco nas aves realizada tanto como atividade de lazer quanto de educação, conservação e pesquisa. A observação pode ser realizada com o auxílio de binóculos e câmeras fotográficas. Também podem ser realizadas gravações da vocalização dos animais com o objetivo de registro ou com o intuito de posteriormente atraí-los pelos som.

A prática de observação e registro de aves era comum desde o século XV, e a atividade se tornou mais difundida e organizada no século XIX, devido aos estudos de Charles Darwin. A criação da organização Nuttall Ornithological Club, em Boston, marca o início oficial do Birdwatching em 1873, nos Estados Unidos.

Atualmente, além de uma atividade de lazer, a prática tem sido empregada no monitoramento de espécies de aves, sendo portanto uma técnica voltada à conservação. De acordo com a US Fish & Wildlife Service (2016), o Birdwatching reúne anualmente 45 milhões de pessoas que se organizam em grupos e encontros por todo o mundo.

Serviço
“1º Passarinhando no Jardim Botânico”
Data: 15/03
Horário: turma A (pessoas que já estão familiarizadas com a prática do Birdwatching) às 6h e turma B (todos os públicos) às 8h
Encerramento: 9h30
Local: Jardim Botânico Municipal de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, s/n, Tangarás. Acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here