Ícone do site Revista Atenção

Jardim Botânico tem atividade de observação de pássaros no domingo

Em comemoração aos 26 anos do Jardim Botânico, ao longo de 2020 uma programação especial foi preparada para o público. E neste domingo (15), o “1º Passarinhando no Jardim Botânico” será uma das atividades comemorativas.

O evento denominado Birdwatching, que significa observação de aves, em tradução livre, ocorrerá em duas turmas, uma às 6h e outras às 8h, com encontro dos dois grupos às 9h30 para troca de experiências e encerramento. Durante a atividade, é recomendado o uso de calça comprida, calçado fechado e o uso de protetor solar, boné, chapéu e repelente contra insetos. Para uma melhor experiência na observação, recomenda-se também levar binóculos e máquina fotográfica.

A observação terá o monitoramento do Dr. Guilherme Sementili Cardoso (Biólogo e Doutor em Zoologia) e para participar é necessário realizar a inscrição pelo site www.jardimbotanicobauru.com.br e preencher o formulário de inscrição. Com vagas limitadas a 15 pessoas por turma, o evento tem taxa de R$ 10,00 para efetivar a inscrição, e o valor deverá ser pago no dia do evento.

O “1º Passarinhando no Jardim Botânico – Birdwatching” é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru em parceria com as Empresas Amigas da Natureza.

Sobre o Birdwatching

O Birdwatching é uma prática de observação da vida selvagem com foco nas aves realizada tanto como atividade de lazer quanto de educação, conservação e pesquisa. A observação pode ser realizada com o auxílio de binóculos e câmeras fotográficas. Também podem ser realizadas gravações da vocalização dos animais com o objetivo de registro ou com o intuito de posteriormente atraí-los pelos som.

A prática de observação e registro de aves era comum desde o século XV, e a atividade se tornou mais difundida e organizada no século XIX, devido aos estudos de Charles Darwin. A criação da organização Nuttall Ornithological Club, em Boston, marca o início oficial do Birdwatching em 1873, nos Estados Unidos.

Atualmente, além de uma atividade de lazer, a prática tem sido empregada no monitoramento de espécies de aves, sendo portanto uma técnica voltada à conservação. De acordo com a US Fish & Wildlife Service (2016), o Birdwatching reúne anualmente 45 milhões de pessoas que se organizam em grupos e encontros por todo o mundo.

Serviço
“1º Passarinhando no Jardim Botânico”
Data: 15/03
Horário: turma A (pessoas que já estão familiarizadas com a prática do Birdwatching) às 6h e turma B (todos os públicos) às 8h
Encerramento: 9h30
Local: Jardim Botânico Municipal de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, s/n, Tangarás. Acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Sair da versão mobile