Folia também inspira resistência

0
970

Pelo 7.º ano consecutivo, o Bauru sem Tomate é Mixto (com X mesmo), que se intitula como “farsesco, burlesco e, algumas vezes, carnavalesco”, desfilará no Calçadão da Batista de Carvalho, em Bauru, neste sábado. A concentração está marcada para as 11h, na Praça Rui Barbosa, também na região central da cidade.

Um dos “desorganizadores” do grupo, Henrique Perazzi de Aquino explica que a escolha do local e horário, fora do padrão do Sambódromo é uma das muitas formas de resistir ao convencional.

Sempre com bastante ironia e picardia, o bloco usa marchinhas de Carnaval para retratar os problemas do município.

Nos cinco primeiros anos contava com a ajuda do artista plástico Sílvio Selva, que escrevia a letra. Agora, o compositor Maurinho Santos assumiu tal incumbência.

Falando nisso, o tema da marchinha deste ano – “Belas Mentiras” – foi proposto por um dos integrantes do grupo, o ex-vereador Roque Ferreira, que se inspirou no livro “As Belas Mentiras”, de Maria de Lourdes Chagas Deiro.

Divulgação
Neste ano, homenageado será o Alemão da Kananga

Outro destaque, segundo Henrique, é o design das camisetas, que são comercializadas para bancar os músicos e parte do equipamento de som.

Desta vez, a estudante de Artes Visuais da Unesp, em Bauru, Mariane Santinelli Longhi, de 21 anos, ficou responsável pelo serviço.

Além disso, anualmente, o bloco escolhe uma espécie de musa, que pode ser homem ou mulher.

Em 2019, o homenageado será Orlando Domiciano da Silva, o Alemão, da banda Kananga do Alemão.

Conforme o JC já noticiou, ele morreu no dia 10 de outubro de 2018, quando se recuperava de cirurgia cardíaca, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Bauru (HEB).

“Criador da Kananga do Alemão, ele sempre esteve conosco, porque o grupo puxava as nossas marchinhas desde o primeiro desfile. A história deste senhor é a da boemia, aliada à do samba de qualidade”, justifica Henrique.

Em desfiles anteriores, personalidades como Esso Maciel, Maria Inês Faneco, Sarah Fernandes, Roque Ferreira e Gilberto Truijo receberam a mesma homenagem.

Mariane Longhi, 21, fez design das novas camisetas

A VOZ  

Ao lado da Kananga do Alemão, estará Tatiana Calmon, conhecida por desenvolver diversas ações sociais pela cidade.

Inspirada em cantoras como Elza Soares, Dalva de Oliveira, Aracy de Almeida e Chiquinha Gonzaga, ela será a voz do bloco, que seguirá até a Praça Machado de Mello.

Já o som do grupo costuma sair de um carrinho puxado à mão por alguns integrantes. Os foliões, por sua vez, fazem rodízio para manuseá-lo. O equipamento pertence à Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Bauru, ciente do caráter combativo ali apresentado.

A expectativa é de que, neste ano, 200 foliões participem do desfile.

SERVIÇO

Para desfilar junto aos foliões do Bauru sem Tomate é Mixto basta ir até a concentração, na Praça Rui Barbosa, a partir das 11h deste sábado. Já quem tiver interesse em adquirir a camiseta pode entrar em contato com Henrique, por meio do telefone (14) 9 9141-6973.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Cultura/2019/03/folia-tambem-inspira-resistencia.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

Deixe uma resposta