Fisioterapeuta destaca os cuidados que ajudam na recuperação pós-treino de corrida

0
1038

Além da dedicação no asfalto, quem busca conquistar bons resultados na corrida deve tomar alguns cuidados após o treino. Se no momento da prática da atividade o corpo vai ao limite, quando o exercício acaba é hora de deixar ele assimilar todo o esforço.

Mesmo em repouso, os músculos podem se manter com grande tônus muscular – estado involuntário de contração natural dos músculos corporais –, o que pode prejudicar a nutrição do músculo, a respiração, causar lesões e a queda do rendimento esportivo.

– A importância da recuperação se dá pela oportunidade do corpo em se reequilibrar após a atividade extenuante. O corpo após qualquer atividade física perde diversos eletrólitos, como magnésio, sódio e zinco, importantes na funções básicas e vitais do corpo. Não havendo a recuperação adequada, pode ocorrer a perda da qualidade da saúde do corredor – comenta o fisioterapeuta Leonardo Barretti, de Sorocaba.

Segundo o fisioterapeuta, o corredor deve se recuperar por inteiro, após treinos ou competições, ainda mais se houver provas próximas umas das outras. A recuperação ocorre não só nos músculos da coxa e da panturrilha, mas também no músculo cardíaco e na mente.

– Alguns atletas usam a prática esportiva como uma necessidade de descansar a mente. O cérebro, responsável por todo controle físico e mental do corpo humano, também apresenta sinais de cansaço se a prática esportiva for extenuante ou se não houver o descanso físico necessário. Predominantemente o cérebro precisa de água, oxigênio e glicose, substratos consumidos pelo corpo e cérebro. Dessa forma, o corpo físico e mental como unidade precisa de descanso – analisa o fisioterapeuta.

Tênis adequado é fundamental para um bom desempenho e saúde (Foto: Semuc)Tênis adequado é fundamental para um bom desempenho e saúde (Foto: Semuc)

Tênis adequado é fundamental para um bom desempenho e saúde (Foto: Semuc)

O que também deve ser levado em consideração para o corredor que pratica a atividade todos os dias é a utilização do par de tênis de forma alterada. O atleta deve ter mais de um par de calçado para efetuar corridas e treinos, permitindo que o material do tênis usado na corrida volte ao estado de repouso/normal após uma prática esportiva. Assim, evitando sobrecargas nos músculos, tendões e ligamentos.

Barretti explica que o descanso deve fazer parte da rotina dos corredores, pois só assim o corpo absorve o ganho da prática esportiva. Para ele, a alimentação também ajuda na recuperação e sempre deve ser orientada por um nutricionista.

Confira algumas dicas simples de recuperação dadas pelo especialista:

  • Banhos de imersões em banheiras/tanques em temperaturas baixas controladas (10ºC) para uma melhor recuperação muscular. A prática visa a eliminação das toxinas derivadas da prática esportiva, além de conter microtraumas, derivados e necessários da prática esportiva, assim melhorando sua recuperação para o dia seguinte;
  • Liberação miofascial, uma técnica manual suave visando a melhora da hidratação, nutrição e movimento de um tecido que envolve os músculos chamada fáscia;
  • Outro recurso tecnológico para melhorar a recuperação muscular são as botas compressivas;
  • Por fim, a massagem também é um bom amigo do corredor, promove efeitos recuperativos dentro de 24h após o exercício.

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, alguns estudos demonstram que a melhora é vista em 12h após a intervenção, condição em que se o atleta não realizar essas condutas os sintomas podem perdurar por mais tempo.

Leonardo Barretti é fisioterapeuta e dá dicas para a recuperação pós-treino de corrida (Foto: Arquivo Pessoal)Leonardo Barretti é fisioterapeuta e dá dicas para a recuperação pós-treino de corrida (Foto: Arquivo Pessoal)

Leonardo Barretti é fisioterapeuta e dá dicas para a recuperação pós-treino de corrida (Foto: Arquivo Pessoal)

*Colaborou sob a supervisão de Fernanda Szabadi

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sp/tem-esporte/tem-running-sorocaba/noticia/fisioterapeuta-destaca-os-cuidados-que-ajudam-na-recuperacao-pos-treino-de-corrida.ghtml

Deixe uma resposta