Árvores de Bauru diagnosticadas por ultrassom como ‘doentes’ serão removidas

0
1428

A prefeitura de Bauru (SP) anunciou que fará a retirada de três árvores da espécie timburi que estão nas quadras 3 e 4 da avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona sul da cidade. A remoção será compensada pelo plantio de outras espécies.

A decisão pelo corte dos timburis foi tomada com base em exames feitos em janeiro deste ano com a ajuda de um aparelho de ultrassom, semelhante ao usado em humanos. A avaliação ultrassonográfica apontou o comprometimento do tronco e das raízes.

Técnicos avaliaram a situação interna dos troncos dos timburis com aparelho de ultrassom (Foto: TV TEM/Reprodução)Técnicos avaliaram a situação interna dos troncos dos timburis com aparelho de ultrassom (Foto: TV TEM/Reprodução)

Técnicos avaliaram a situação interna dos troncos dos timburis com aparelho de ultrassom (Foto: TV TEM/Reprodução)

Além disso, laudos da Defesa Civil e de uma comissão composta por técnicos das secretarias de Obras e Meio Ambiente e também da Emdurb, apontaram situações de risco, tanto de queda por causa de troncos enfraquecidos, como para os motoristas, porque as raízes provocaram deformações no asfalto.

O projeto de compensação ambiental que prevê o plantio de 45 árvores nativas, incluindo timburis, está sendo elaborado. No local da remoção, serão plantadas outras três árvores, de espécies a serem definidas, em cumprimento à lei de arborização urbana.

O trabalho de remoção será feito pelas secretarias envolvidas e pelo Corpo de Bombeiros, com possível acompanhamento pela CPFL. A operação deve acontecer até o dia 25 de março e moradores e comerciantes da região serão orientados sobre seus detalhes.

A imagem gerada no exame de ultrassom (no detalhe) aponta se há comprometimento e risco de queda (Foto: TV TEM/Reprodução)A imagem gerada no exame de ultrassom (no detalhe) aponta se há comprometimento e risco de queda (Foto: TV TEM/Reprodução)

A imagem gerada no exame de ultrassom (no detalhe) aponta se há comprometimento e risco de queda (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/arvores-de-bauru-diagnosticadas-por-ultrassom-como-doentes-serao-removidas.ghtml

Deixe uma resposta