Zoológico de Bauru é referência nacional em preservação e educação ambiental

0
118

O Parque Zoológico Municipal de Bauru foi inaugurado em 24 de agosto de 1980, numa área de 50 mil metros quadrados e é considerado um dos melhores do país, possuindo um acervo de 700 animais, de 170 espécies diferentes, entre aves, répteis, peixes e mamíferos.
Os principais objetivos do zoológico são: auxiliar na conservação das espécies; realizar pesquisas e trabalhos de educação ambiental; e oferecer lazer à população.

O Zoo é reconhecido nacionalmente por seu sucesso na reprodução de espécies consideradas extintas. Foi o primeiro zoológico do Brasil a conseguir a reprodução do pinguim, em 2013, e também por fazer parte do Google Street View, entre 20 zoológicos do mundo.

O Zoo de Bauru é referência também no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental, indo de encontro ao “O despertar da consciência ambiental para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, tema da XXI Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru. Possui um centro de educação ambiental, que por meio de cursos busca oferecer uma opção de lazer educativo às crianças e jovens, bem como despertar a consciência ecológica nos mesmos.

Atrações do ZOO

Pingüinário; Aquário; Casa dos Répteis; Camelídeos; Lobo Guará; Grandes Felinos; Pequenos Felinos; Casa de Pássaros; Aves Gigantes; Primatas Brasileiros e Africanos.

Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental “Horácio F. Pyles” foi inaugurado em agosto de 1991, tem uma estrutura composta de um auditório que acomoda 50 pessoas e oferece as seguintes atividades:

Exposições para a Comunidade;
Cursos de Aperfeiçoamento para Professores e Técnicos;
Cursos de Férias;
Cursos para a Comunidade;
Visitas Monitoradas;
Bicho do Mês;
Clube de Agentes Multiplicadores;
Curso para terceira idade.

As solicitações de visitas monitoradas ao Zoológico Municipal de Bauru podem ser feitas no Posto da SEMMA no Poupatempo em Bauru ou por e-mail.

Visitas monitoradas

Podem ser realizadas de terça a sexta, no período da manhã ou da tarde e duram em média duas horas. Um técnico (Biólogo ou estagiários de biologia) acompanha o grupo de visitantes explorando o parque, com informações e curiosidades sobre o comportamento, biologia, alimentação, hábitos e habitat dos animais.

O roteiro da visita pode ser estabelecido de acordo com o tema que o professor sugerir. Para o agendamento, o responsável (professor/Diretor) pelos alunos deve encaminhar uma solicitação para o e-mail, splima.bio@gmail.com, contendo:

– Data e horário da visita
– Dados da escola (nome, endereço e telefone)
– Quantidade e faixa etária dos alunos

Em seguida, o responsável pelo agendamento do Zoológico enviará uma ficha contendo um formulário para a requisição oficial da visita monitorada. A confirmação do agendamento será feita por e-mail.

Para encontrar mais informações, curiosidades e imagens do Zoo, acesse as páginas:
https://www.facebook.com/zoo.bauru/;
https://www.instagram.com/zoobauru/?hl=pt-br;

E acesse também o canal do Youtube e a Web Tv da Prefeitura em:
https://www.youtube.com/channel/UCjws_lcF6pruApDae3is-lQ/videos
e
https://www2.bauru.sp.gov.br/webtv/.

Visitação ao ZOO

Segunda à Sexta-feira: das 8h às 16h.
Sábado, Domingo e Feriados: das 8h às 17h.
Endereço do Parque Zoológico Municipal de Bauru
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232
17040-900 | Bauru/SP
Telefone: (14) 3203-5229 / (14) 3231-2632
E-mail: zoologicodebauru@gmail.com

Ingressos
Valor do ingresso: R $4,00 para crianças a partir de 5 anos e adultos.
Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso.
Adultos acima de 60 anos pagam meio ingresso.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta