Voluntários arrecadam alimentos para transformar o Natal de pessoas em situação de rua

0
760

Projeto ‘Amigos da Noite’ foi criado em 2018 e distribui marmitas durante o ano todo nas madrugadas de Bauru

Quando o assunto é ajudar, toda contribuição é bem-vinda. Principalmente quando as ações são feitas em prol de quem mais precisa. Em Bauru o grupo Amigos da Noite atua há mais de dois anos levando alimentos a pessoas em situação de rua. Movidos pelo sentimento de amor, doação e solidariedade, a ideia surgiu da vontade de ajudar o próximo, mesmo que, até então, de forma tímida e simples.

“Levávamos pão com margarina, leite com achocolatado e café para os moradores em situação de rua. No começo todos os gastos eram custeados do nosso próprio bolso, desde as refeições doadas até o combustível usado. Com o passar do tempo o projeto foi tomando uma proporção maior”, explica a coordenadora Gabriela Oliveira.

Atualmente o grupo conta com 10 voluntários ativos, além de alguns outros que auxiliam de forma eventual. Quinzenalmente eles se reúnem na casa de Gabriela para preparar os alimentos arrecadados, montar as marmitas e distribuir. As entregas ocorrem durante à noite e parte da madrugada em vários bairros de Bauru. Tudo é preparado com muito carinho e no cardápio há arroz, feijão, carne, refogados com legumes, macarrão, cachorro quente, doces, entre outros alimentos.

“Optamos pela marmita ao invés do pão, que sempre foi muito bem-vindo por eles, porque sustenta bem mais. E a cada marmita entregue nos damos conta de que não é apenas uma pessoa sendo alimentada, mas que há toda uma história. E eles mesmos que nos ajudaram a escolher o nome do projeto. Se intitulam nossos amigos, porque com eles vivemos momentos inesquecíveis e aprendemos lições que levaremos para a vida toda”, conta Gabriela.

Segundo a coordenadora, além de alimentos, o grupo também aceita doações de agasalhos, cobertores e ajuda de custo para o deslocamento. Todo o trabalho é sem fins lucrativos e divulgado nas redes sociais, principal ferramenta de comunicação com os doadores. Para a ação especial de Natal, que será realizada pela segunda vez, os voluntários pedem doações de refrigerantes em lata e mini panetones. A ideia é alcançar cerca de 300 pessoas – em duas entregas, nos dias 14 e 15 de dezembro, além de contribuir também com uma instituição assistencial.

Voluntário há um ano e meio, o engenheiro de saúde e segurança do trabalho Kelvin Ferraz afirma que muitas pessoas enxergam no serviço voluntário uma maneira de ajudar e fazer o bem ao próximo e a si mesmo e que também trabalha para combater a invisibilidade social.

“Eu queria encontrar um meio de poder socializar e fazer o bem e utilizando minhas horas de uma maneira melhor, que me acrescentasse. Conheci o projeto por meio de outro, que leva alegria em visitas aos hospitais. Acompanhei a primeira vez e achei muito bacana. Não só a alimentação, mas o carinho e falta de julgamento, por que é isso que faz a gente ser realmente amigos deles. Não julgar, estar lá de corpo e alma para ouvir as histórias, dar exemplos e agregar para eles de alguma forma e eles agregarem pra gente. É uma experiência incrível, me surpreendi”, relata Kelvin.

O voluntário afirma ainda que a ação especial de Natal vai levar um pouco de alento a quem enfrenta a dura realidade das ruas, sem água, comida e nenhum conforto. “Essas pessoas vão passar o Natal longe da família e essa ação vai ajudar a noite deles a ser mais agradável, menos dolorosa”, conclui.

Contatos – Amigos da Noite

Instagram: @amigosdanoitebauru

Facebook: Amigos da Noite Bauru

WhatsApp: (14) 99630-1789

Deixe uma resposta