Você sabe o que é plano de saúde ambiental?

0
1995

Com a proposta inovadora, a CBC Ambiental presta assistência a diversas empresas sobre preservação do meio ambiente

Por Rodrigo Carvalho

Você nunca ouviu falar em plano de saúde ambiental? Então vale a pena saber que em Bauru a empresa CBC Ambiental, especializada na identificação e avaliação de impactos ambientais, criação de projetos sustentáveis e recuperação de áreas degradadas por meio de monitoramento e implantação de processos de tratamento, destaca-se por já ter desenvolvido essa ideia, que recebe esse nome justamente por seguir o mesmo modelo administrativo de planos de saúde convencionais, com categorias de atendimento.
Caio César Passianoto, diretor da CBC, relata que o projeto surgiu a partir da constatação de um mercado de consultoria a ser explorado na área ambiental. Com a experiência e acúmulo de conhecimentos obtidos durante os processos de certificação, os profissionais da empresa observaram que muitas indústrias necessitavam de suporte exatamente em relação aos processos de gestão ambiental, sobretudo, no tocante ao gerenciamento de resíduos e treinamento de pessoal. Assim, foi criado o Plano de Saúde Ambiental que visa à elaboração de estudos técnicos de investigação das potenciais fontes de contaminação, respaldados por projetos de gestão ambiental adequados à legislação vigente nos diversos modelos de negócio.
A contratação do plano garante serviços de assessoria e consultoria, prestados por profissionais especializados na área ambiental, como informações sobre gerenciamento de resíduos, orientações na aplicação de normas, elaboração de resposta técnica de autos de infração aos órgãos fiscalizadores, análises de risco ambiental, estudos técnicos preventivos, assessoria na renovação de licenciamento ambiental, treinamentos diversos em sistemas de gestão, entre outros. O objetivo do Plano de Saúde Ambiental é conduzir as empresas clientes da CBC para uma gestão sustentável, com foco não somente na ecologia, mas também em questões econômicas e sociais. “Trabalhamos sempre de forma preventiva para que não ocorra o dano ambiental. Prevenir é melhor que remediar e, com certeza, muito mais barato”, explica Passianoto.
Atualmente a CBC está em processo de certificação de responsabilidade social, mas já possui as certificações das normas ISO 9001 e ISO 14001 que garantem sua gestão de qualidade e gestão ambiental, respectivamente.

Deixe uma resposta