Verão deve ser menos quente na região de Bauru

0
1373

Nem tão quente e nem tão seca. A estação que começa às 8h44 desta quarta-feira (21) será marcada por temperaturas mais amenas em relação ao último verão, segundo dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec/Inpe). Como já é esperado, o período também deve ser chuvoso.

Na cidade, a nova estação começa com chuvas a qualquer hora do dia, principalmente à tarde, conforme informou o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp. Não está descartada, entretanto, a possibilidade de temporal, que pode vir acompanhado de trovoadas e descargas elétricas. O dia, contudo, deve ser abafado, com temperatura máxima na casa dos 32 graus e mínima em torno dos 19 graus.

SEM EL NINÕ

Climatologista do grupo de previsão climática do CPTec/Inpe, Renata Tedeschi explica que, sem a influência do El Ninõ (fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical e que altera o clima regional e global), as temperaturas para este verão na região Sudeste (incluindo Bauru) não devem ser tão elevadas como as registradas no início deste ano.

Para se ter uma ideia, conforme o JC noticiou, no dia 4 de fevereiro, Bauru registrou a temperatura mais alta dos últimos 16 anos – foram 37,4 graus marcados pelos termômetros por volta das 15h45 daquela quarta-feira.

“Como, neste verão, não temos a influência do El Ninõ, a temperatura deve ficar dentro da normalidade. Nenhum modelo indicou que teríamos temperaturas acima da média histórica dos últimos 30 anos. Em Bauru, a média é de 23 graus e a máxima, de 28 graus. Isso não significa que não possa ter, em alguns dias, 32 ou 35 graus”, explica.

SEMANA CHUVOSA

A semana em Bauru segue chuvosa, segundo destaca a meteorologista do IPMet Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio. “Serão chuvas a qualquer hora. Entretanto, o calor vai prevalecer e as temperaturas devem se elevar gradativamente”, frisa.

Deixe uma resposta