Verão: cuidado com os idosos

0
670

Nesta época do ano, eles correm mais risco de desidratar mais rapidamente por causa do ajuste de temperatura corporal

Pessoas mais velhas precisam tomar água mesmo que não tenham sede

Os riscos de desidratação no verão são grandes, principalmente entre os idosos. O ajuste de temperatura corporal das pessoas com mais de 65 anos fica desequilibrado, o que interfere diretamente na sensação de sede, por exemplo.

“Os idosos têm menos água no corpo do que as pessoas mais jovens. Por causa da diminuição do sistema de termostase, eles acabam desidratando mais rapidamente porque o organismo apresenta uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede”, explica o neurologista Andre Lima.

Outro fator que contribui para a perda de líquidos é que a espessura da pele dos idosos é menor. Isto faz com que a troca de calor com o ambiente ocorra mais rapidamente. “Eles não conseguem segurar esta água, que já é pouca. É por isso que eles sentem mais calor e também mais frio, já que as camadas da pele são mais finas”, complementa Silvia Lagrotta, geriatra e especialista em medicina do estilo de vida.

O uso contínuo de medicamentos também pode favorecer a desidratação. Os hipertensos, por exemplo, que precisam tomar diurético têm a quantidade de urina aumentada e, consequentemente, precisam manter a reposição líquida corretamente para não correrem mais risco de desidratar. A ingestão de líquidos deve ser incorporada à rotina: mesmo que o idoso não esteja em casa, ele deve ter sempre uma garrafinha d’água à mão.

Como os idosos apresentam poucos sintomas de que estão precisando beber água, é importante os parentes ficarem atentos a sinais como dores abdominais, contraturas musculares (câimbras), vômito, dor de cabeça, tontura, fraqueza, excesso ou falta de suor e sintomas neurológicos como irritabilidade, alucinações, delírios e convulsões. Nestes casos, é preciso levar a pessoa imediatamente ao médico para que ele verifique o nível de desidratação

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/01/709988-verao–cuidado-com-os-idosos.html#.XhdNWUjI4U0.whatsapp

Deixe uma resposta