fbpx
quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Anúncio
Home Noticias USP é eleita a melhor colocada em ranking internacional

USP é eleita a melhor colocada em ranking internacional

0
2068

A USP é a universidade latino-americana melhor colocada no World University Ranking 2017-2018, divulgado no dia 5 de setembro pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). No topo da lista, lideram as universidades britânicas de Oxford (1º lugar) e Cambridge (2º), seguidas pelas norte-americanas Universidade de Stanford e Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), ambas empatadas na 3ª colocação.

“Estamos muito satisfeitos pelo fato de que a USP continua ocupando o primeiro lugar entre as instituições latino-americanas no mais prestigioso ranking global. O resultado comprova que a grave crise financeira, agora debelada, pela qual a Universidade passou não afetou a qualidade e liderança da USP”, comemorou o reitor Marco Antonio Zago.

Ao todo, 21 universidades brasileiras constam na lista. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira melhor posicionada, no grupo entre 401-500, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a terceira, no grupo entre 501-600.

A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). A novidade na edição deste ano é que livros e capítulos de livros passaram a ser considerados na análise, o que significa uma melhor representatividade da pesquisa desenvolvida nas áreas de Artes e Humanidades.

Mais destaques

Além disso, os cursos de graduação em Odontologia e Fonoaudiologia oferecidos pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) foram classificados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante, edição 2018. Esta é a nota máxima da publicação, produzida pela Editora Abril, que anualmente avalia os cursos superiores de bacharelado e licenciatura brasileiros.

Para o professor Marco Antonio Hungaro Duarte, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade, esta classificação demonstra a excelência dos cursos da FOB-USP na qualidade de ensino e formação do aluno de graduação. “Uma formação baseada na evidência científica, humanística e com qualidade nos dá a certeza que estamos preparando o aluno adequadamente para o mercado de trabalho. Também essa avaliação aumenta a responsabilidade de melhorar a cada ano e buscar sempre aprimorar essa excelência”, complementa.

O professor Duarte destaca que nos dias de hoje o aluno FOB-USP tem contato com diferentes tecnologias utilizadas na abordagem do paciente. “Temos um ensino moderno! O aluno também experimenta a vivência do funcionamento e do atendimento público em nível de SUS”. Outro aspecto, segundo o professor, é a oportunidade oferecida àqueles que querem atuar na pesquisa, por meio de projetos de iniciação científica. “Buscamos e estamos conseguindo formar um aluno de excelência, e isso é refletido na avaliação do Guia do Estudante”, conclui.

O resultado da avaliação do Guia do Estudante também repercutiu positivamente no curso de Fonoaudiologia. “Essa classificação com cinco estrelas representa a coroação do trabalho conjunto realizado pelo corpo docente do nosso curso. Trabalhamos pela excelência na formação profissional voltada às ciências fonoaudiológicas”, diz a professora Giédre Berretin-Felix, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP.

As informações são da assessoria da USP.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat