Qual a importância da Campanha do NOVEMBRO AZUL?
A campanha visa alertar os pacientes sobre uma doença extremamente relevante e incidente na população masculina. Sabemos da resistência dos homens em procurarem cuidados médicos e ainda mais relacionados à próstata. Estamos falando do Câncer que mais acomete o homem, retirando-se os tumores de pele não melanoma, e o segundo que mais mata.
Em sua opinião, quais as barreiras que impedem o homem de procurar o Urologista?
Creio que são vários fatores. Há um tabu grande ainda relacionado ao exame de toque retal, que o urologista utiliza para avaliar a próstata. Existe um receio grande também relacionado a possibilidade de receber o diagnóstico de câncer de próstata. E finalmente, muitos já tiveram contato com colegas que trataram a próstata e que, por vezes, possam ter tido alterações na sua função sexual relacionadas ao tratamento, sendo esses os maiores impedimentos que vemos na pratica.
Quais os principais fatores de risco para o surgimento do Câncer de Próstata no homem?
Sabemos que os principais fatores de risco atrelados ao surgimento do Câncer de Próstata envolvem idade, etnia e histórico familiar de doença. É uma doença que atinge principalmente a população acima de 60 anos, sendo que homens negros são mais acometidos. A presença de parente de primeiro grau com câncer eleva o risco 1,8X, sendo que se for o pai ou irmão esse risco pode ser até 5X maior.
Quais os sintomas apresentados pelo paciente com Câncer de Próstata?
Mais comumente, o Câncer de Próstata em sua fase inicial não manifesta nenhum sintoma. 95% dos pacientes com sintomas relacionados ao tumor já apresentam doença mais avançada. Os principais sintomas envolvem sangramento urinário, jato urinário fraco, micção frequente, vontade de urinar excessivamente a noite, dores de quadril e lombares e impotência sexual.
Quais os exames o paciente deve realizar para o rastreio do Câncer de Próstata.
O rastreio, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, deve ser feito a partir dos 45 anos nos homens negros ou com histórico familiar de Câncer de Próstata, ou partir dos 50 anos nos demais homens de forma anual. Sempre se faz necessária a dosagem do PSA, que é uma proteína produzida pela próstata e detectada por exame de sangue, junto do toque retal, visto que existem casos de tumores de próstata com PSA normal, mas que apresentam nodulações ao toque, que inclusive podem oferecer maior gravidade.
Qual a mensagem você deixa para a população de orientação sobre o Novembro?
Primeiro me dirijo aos homens. Façam dessa, uma oportunidade de avaliar sua saúde como um todo. A consulta urológica é muito mais que uma avaliação da próstata. É uma chance de avaliar a presença doenças cardiovasculares, metabólicas, hormonais entre outras. É um momento de avaliar sua saúde sexual que por vezes tem piorado sua qualidade de vida. E também deixo uma orientação para as mulheres, que tem familiares homens, reforcem a necessidade do cuidado da saúde masculina por eles, vocês são fundamentais no cuidado deles também.
Dr Bruno Felipe Souza
Médico Uro-Oncologista, especialista em Cirurgia Robótica pela Intuitive – EUA, formado pela Camargo Cancer Center, especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia e membro Da American Urological Association.
CRM 150113 | RQE 76471
Atendimento Particular e Convênio
☎️ ¹⁴ 3313 6740
📱¹⁴ 99101 4588
Agendamento Online
🌐 www.drbrunofelipe.com.br
Insta: drbrunofelipe.urologista
📍Com José da Silva Martha 3-30 – Jd Estoril – Bauru/SP