Uma ideia que planta um mundo melhor

0
1342

O Instituto Fruto Urbano é uma organização social sem fins lucrativos, com aproximadamente 100 colaboradores diretos, que atua na construção de pomares urbanos espaços públicos coletivos, tendo como missão melhorar a vida das pessoas transformando as cidades, plantando milhares de mudas nativas frutíferas todos os anos. Sua estrutura é composta por apoiadores voluntários, pessoas comprometidas com o futuro do planeta e todas as formas de vida, trabalhando e inspirando de maneira contínua a mudança da relação ser humano-natureza, por vivermos em uma sociedade que gera riqueza para poucos, miséria para muitos e degradação ambiental para todos, pondo em risco, inclusive, a própria sobrevivência do planeta.

A natureza no contexto urbano é muito importante na melhoria da qualidade vida, diminuição do stress, redução da poluição e para usos como lazer, realização de exercícios físicos ao ar livre.

A proteção dos recursos naturais é uma necessidade que percebemos mais claramente uma vez que percebemos a importância dos recursos hídricos, os mananciais, os pequenos recortes de mata nativa remanescente nas manchas urbanas, os fundos de vales e a fauna.

Faz parte também do Fruto Urbano apoiar iniciativas que priorizem o transporte coletivo sobre o individual, as ciclovias, o uso de combustíveis menos poluentes, projetos de legislação municipal para redução ou reciclagem do lixo urbano, redução do consumo de embalagens, entre outras propostas.

O Instituto Fruto Urbano defende que a gestão dos recursos naturais seja feita de forma coletiva, participativa, democrática, pensando nas gerações futuras, e questiona, por meio de suas atividades os padrões culturais de consumo que são condicionados pelo modo de produção, consumindo recursos naturais e gerando lixo, pois a qualidade de vida do ser humano não pode ser reduzida ao consumo de bens materiais.

Informações complementares

O Instituto Fruto Urbano (www.frutourbano.org.br) é um projeto voluntário e independente, sem fins lucrativos, uma entidade de direito privado, pertencente ao terceiro setor, compatível com a categoria OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), em conformidade com a Lei nº 9790 de 23 de março de 1999, inscrita no CNPJ sob nº CNPJ 26.474.803/0001-71.

Em seus 4 anos de atuação, atuou mobilizando diretamente mais de 10.000 pessoas, realizando eventos para o plantio de milhares de árvores nativas frutíferas, na construção de aproximadamente 100 pomares urbanos em diversos município, coordenando a atuação de parceiros, entidades, poder público municipal, voluntários e comunidades residentes no entorno de áreas verdes, além da realização de diversas palestras de educação ambiental e desenvolvimento sustentável nos municípios onde atua.

 

Deixe uma resposta