Uma Facilpa para toda a família

0
2071

Famílias de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) e região aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho para visitar o recinto de exposições José Oliveira Prado, palco da 41.ª edição da Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Facilpa). A programação segue até domingo com rodeio em touros, provas de laço, shows com artistas consagrados e exposição de cães.

No início da tarde, o movimento na feira já era grande. Leonardo Blasque conta que saiu de Barra Bonita com a esposa Joice e os cunhados Francieli e Danilo Batista para passear com a filha Heloise, de 1 ano e 8 meses. No colo da tia, a menina observava atenta os canários em exposição.

Divulgação Facilpa/2018
Missa em homenagem aos trabalhadores reuniu centenas de fieis nessa terça-feira (1) à tarde

“Quando a gente namorava, vinha à noite. Agora, a gente traz a nossa filha durante o dia para ela poder conhecer, brincar, ver os animais”, diz. “Na nossa cidade, tem a Feira das Nações, mas não tem animais, não tem o rodeio. A gente gosta de vir para curtir esse momento em família”.

Maria Ivanete Prado Milani e José Carlos Milani, que moram em Lençóis Paulista, aproveitaram o feriado para levar os netos Maria Luiza, Davi e Pedro no parque de diversões da Facilpa. “A gente sempre traz eles. Eles adoram vir. E criança não quer ficar dentro de casa”, brinca a avó.

No final da tarde, foi rezada uma missa em homenagem aos trabalhadores. Para fechar a noite de feriado, o cantor, compositor e violinista Guto Hueb e a banda de rock com temáticas cristãs Rosa de Saron se apresentaram no palco da feira com entrada gratuita, reunindo grande público.

HISTÓRIA

Douglas Reis
Presidente da ARLP, Prado faz questão de por “mão na massa”

O presidente da Associação Rural de Lençóis Paulista (ARLP), que organiza a Facilpa, José Oliveira Prado, fala com orgulho sobre os 41 anos de história da feira, que é considerada uma das dez maiores feiras agropecuárias do Brasil. Antes de conversar com a reportagem, ele, inclusive, pediu licença para por a mão na massa e fazer um último acerto na proteção do espaço que abrigou a missa dos trabalhadores.

“São 41 anos de muito trabalho, tradição e luta. Isso nos deixa feliz”, ressalta. “Na quinta (amanhã), começa o rodeio em touros, que é o rodeio mais solicitado. Netste ano, a novidade no rodeio será a prova de laço. Já tivemos prova de laço na pista oficial, mas, dentro do rodeio, é a primeira vez. A expectativa é de que, daqui para o final, a feira cresça muito”.

Outra novidade que a Facilpa trouxe este ano e que deverá ser mantida, segundo Prado, foi o rodeio em burros. “O rodeio em burros foi mais uma brincadeira para que o povo pudesse se divertir. Mas o povo gostou e eu acho que, no ano que vem, a gente vai repetir a dose. Tudo que é bom a gente vai testando pra poder manter”, diz.

Douglas Reis
Muitas famílias aproveitaram o feriado para brincar no parque de diversões da Facilpa

“A gente mantém esse caráter agropecuário. Mantemos todos os anos ovinos, cães, passarinhos, minihorses e cavalos das raças mangalarda e quarto de milha para dar oportunidade para que a geração atual conheça de perto um animal, passe a mão. Eu tenho pra mim que, no futuro, criança só vai conhecer animal no papel”, declara.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Facilpa continua hoje com chegada dos ovinos e shows gratuitos com bandas e cantores gospeis e com a banda Livres para Adorar. Na quinta-feira (3), além da chegada dos cavalos mangalarga, tem início a montaria em touros pelo circuito de rodeio Top Team Cup, que segue até domingo (6). Quem se apresenta nesta data é a banda Raimundos, com entrada gratuita.

Douglas Reis
Danilo e Francieli (com a sobrinha Heloise no colo) e Joice e Leonardo saíram de Barra Bonita para visitar a feira nessa terça-feira (1)

Entre sexta-feira (4) e domingo (6), a feira será palco de etapa do Team Roping (prova de laço em dupla). Na sexta, o show será com a dupla Jorge e Mateus e, no sábado (5), com o cantor Gusttavo Lima. No domingo, a partir das 9h, será realizado o Circuito Facilpa Prova dos 3 Tambores em diversas categorias. No mesmo horário, acontece a exposição e julgamento de cães puros, mestiços e vira-latas.

Para encerrar esta edição da Facilpa, às 17h, haverá show com os palhaços Patati e Patatá e, às 22h, com a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. Durante todos os dias, os visitantes também poderão se divertir no parque e saborear diversos tipos de comida na praça de alimentação da feira. A renda das barracas das entidades será 100% revertida para manter os trabalhos assistenciais. Informações no site (https://www.facilpa.com.br).

Douglas Reis
José Carlos e Maria Ivanete levaram os netos Davi, Pedro e Maria Luiza para “pescar” na feira durante este feriado

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/05/uma-facilpa-para-toda-a-familia.html

 

Deixe uma resposta