O prefeito de Nova York Bill de Blasio anunciou que todas as escolas públicas da cidade vão implantar a “Segunda Sem Carne”. Este é um movimento mundial que pede para as pessoas deixarem a carne fora de seus pratos apenas um dia por semana, às segundas-feiras, como forma de ajudar o planeta, a saúde e os animais.
No país norte-americano, que está entre os maiores consumidores de carne do mundo, o programa foi testado em 15 escolas no Brooklyn em 2018. Já a partir deste ano, o programa se estende para todos os colégios. “Cortar um pouco a carne vai melhorar a saúde dos nova-iorquinos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o prefeito Blasio. “Estamos expandindo as segundas-feiras sem carne para manter nosso almoço e o planeta ‘verde’ para as próximas gerações”.
“Para aqueles que zombam dessa noção, tenho alguns conselhos simples: olhe para a ciência. Veja os dados. Olhe para a obesidade infantil. Olhe para diagnósticos pré-diabetes. Veja o fato de que 65% das crianças americanas entre 12 e 14 anos apresentam sinais de doença precoce do colesterol. Então, talvez você aceite o fato de que não podemos continuar fazendo as coisas da mesma maneira, inclusive dando boas-vindas à ideia das segundas-feiras sem carne”, disse James Oddo, que é presidente do Condado de Staten Island, um distrito de Nova York.
Outras ações
A cidade de Nova York já incluiu pratos compostáveis em vez de bandejas de poliestireno e colocou Estações de Reciclagem nos refeitórios das escolas. Desde o ano letivo de 2011-2012, 761 escolas participam do programa de coleta orgânica da cidade. Há inclusive treinamento para alunos e funcionários sobre a triagem adequada de resíduos orgânicos. Das 761 escolas, 108 são “Resíduos Zero”, uma parceria com o Departamento de Saneamento que busca desviar todos os resíduos recicláveis e compostáveis. Desde o lançamento, 144 toneladas de resíduos orgânicos compostáveis e recicláveis foram desviados de aterros sanitários.
E no Brasil?
Também no Brasil algumas escolas públicas estão aderindo ao movimento, confira abaixo as que já contamos no CicloVivo:
Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/alimentacao/escolas-publicas-ny-segunda-sem-carne/