Sesc Bauru promove especial de cinema com longas feministas

0
663

Neste mês, a unidade do Sesc Bauru irá promover uma mostra de cinema que pretende vislumbrar os diferentes olhares do feminino, abordando a luta do movimento feminista a partir de diferentes aspectos e momentos históricos. A mostra começa nesta terça-feira (5) e segue até o dia 26 com a exibição de longas famosos e bate-papo sobre cinema e, claro, feminismo. Confira a programação completa:

Confira a programação:
Paulina
Paulina (Dolores Fonzi), 28 anos, largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz (Oscar Martinez), ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos.
Dia 5, terça, 19h30. Não recomendado para menores de 16 anos.

As Sufragistas
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
Dia 12, terça, 19h30. Não recomendado para menores de 14 anos.

Bate-papo
Movimento Feminista no Brasil

Com Carô Murgel, pesquisadora e doutora em História Cultural pela Unicamp.
Bate-papo que analisa o contexto histórico do feminismo no Brasil, suas distintas vertentes e, principalmente, a atuação das políticas públicas para as mulheres ao longo das últimas décadas.
Dia 12, terça, 21h. Auditório. 165 lugares. Não recomendado para menores de 14 anos.

Thelma & Louise

Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona de casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.
Dia 19, terça, 19h30. Não recomendado para menores de 14 anos.

Corpo Manifesto
“Corpo Manifesto” fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação. Paralelo a isso, o documentário acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal e pelo machismo, lutando por um mundo mais ético e igualitário.
Dia 26, terça, 19h30. Não recomendado para menores de 12 anos.

Bate-papo
Cinema, cidade e Feminismo

Com Vanessa Santos, mulher negra, cientista social, professora e idealizadora da página AfroUrbanas, Thamires Motta, jornalista, idealizadora da Casa de Labrys e integrante do Movimento Resiste Mulher – Bauru e Bruna Garcia, secundarista, artista de rua, idealizadora do Arte e Artivismo e integrante do Movimento Resiste Mulher – Bauru.
Bate-papo sobre a cena do movimento feminista na cidade de Bauru, e as novas possibilidades de atuação por meio do ativismo digital.
Dia 26, terça, 20h. Auditório. 165 lugares. Não recomendado para menores de 12 anos.

Serviço
Sesc Bauru apresenta Cinema e Sociedade: Feminismos. De 5 a 26 de setembro. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis. O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235.1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h; ou pelo Portal sescsp.org.br/bauru.

Deixe uma resposta