Ser empresário no Brasil

0
1025

Nascemos destros, canhotos e ambidestros. Porém ninguém nasce                                                                  empresário.

Ser empresário é resultado de um longo aprendizado. No Brasil, desde a escola, não temos a educação financeira como matéria curricular; muito menos a cultura de incentivo ao empreendedorismo. Em países mais desenvolvidos do que o nosso, o tema que citei e incentivos para o empreendedorismo são mais que culturais, em muitos são política de governo.
No Brasil, falamos em “dom”. Sim, muitos de nós, empresários, temos dons. Na verdade, para ser empresário no Brasil precisamos ter esta característica. Temos que ir muito mais além; ser heróis. Em nosso País, quando temos dificuldades para gerir ou mesmo perdemos as nossas empresas somos taxados de fracassados e incompetentes, quando na verdade muitos de nós não tivemos a base empresarial necessária. Em outros países, um empresário quando “quebra”, tem muito mais chances de prosperar em negócios futuros, uma vez que a sua persistência e experiências são valorizadas e até incentivadas pelos Governos. Devemos lembrar que a prática leva a excelência.
Um excelente vendedor pode constituir uma loja. Usar sua habilidade para tocá-la por algum tempo. Porém somente o dom da venda não será suficiente. Com o tempo ele precisará do “algo a mais”. Ele fez quais cursos de capacitação? Como se preparou para administrar os seus clientes e fornecedores? Como se preparou mentalmente para liderar a sua empresa? Apenas o dom de vendas não vai dar o suporte necessário para a continuidade e longevidade da empresa ao longo do tempo.
Usei aqui apenas o exemplo de vendas, mas o princípio aplica-se a todos os segmentos empresariais. Nosso incentivo é uma verdadeira missão: capacite-se!
Nossos empresários são heróis; têm excelência em dirigir seus negócios, e muitos ainda acreditam apenas nos dons. Quem não se capacitar vai ficar pra trás. O mundo é competitivo. As empresas estão se diferenciando e o treinamento, a dedicação ao ensino empresarial, o preparo de pessoas são fundamentais não apenas para mostrar-se diferente, e sim fazer parte da sobrevivência e alicerçando empresas sólidas.
Amigos empresários levem a sério as excelentes oportunidades de qualificação disponíveis. Troquem ideias. Pesquisem as possibilidades do mercado. Invistam em capacitação. O novo Brasil exige novos empresários. Você está pronto para ser um deles?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here