‘Saúde da Mulher’ focará jovens em Bauru

0
2442
Marcos Cabello, novo presidente da regional da APM, enxerga jovem como multiplicador de conceitos

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia Estado de São Paulo (Sogesp) – Regional Centro-Oeste realizará amanhã a ação social “Saúde da Mulher”. Trata-se de uma atividade educativa junto a estudantes do Ensino Médio, visando abordar de forma clara e objetiva temas de relevância para as jovens mulheres, tais como: higiene íntima feminina, gravidez não planejada, mortalidades materna e infantil, zika e dengue na gestação, DST e sífilis adquirida/congênita.

“Será um projeto piloto. Acreditamos que a orientação e educação dos jovens não só contribui para uma melhor geração, mas também multiplica estes conceitos para familiares e amigos dos jovens envolvidos no projeto”, afirma o médico Marcos Cabello, novo presidente da regional da Associação Paulista de Medicina (APM), que realiza a ação social juntamente com a Sogesp.

Estão programadas palestras com o próprio Marcos Cabello dos Santos, profissional renomado em ginecologia; e a médica e vereadora Telma Gobbi, presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo. Na ocasião, as jovens receberão um guia informativo com orientações, explicações e os cuidados necessários para com o corpo e o bem-estar geral.

A iniciativa também busca desmistificar crenças populares que podem comprometer a forma com que a mulher cuida de sua saúde.

Os índices de mortalidade materna e infantil ainda são elevados no Brasil. O período da gravidez é fundamental porque pode revelar problemas que, se atacados a tempo, podem evitar muitas complicações futuras e até óbitos.

O Brasil vive, atualmente, uma epidemia de sífilis. Seja adquirida ou congênita, a doença requer tratamento rápido para evitar que evolua a um quadro mais grave. Na gravidez, por exemplo, o exame diagnóstico deve ser feito o quanto antes possível. Outras doenças sexualmente transmissíveis também serão enfocadas.

O “Saúde da Mulher” será realizado no Colégio Rogacionista de Bauru (Alameda Pio XII, Parque Vista Alegre), nesta sexta-feira, às 10h. Esta primeira edição, por ser piloto, será restrita aos alunos do colégio. Nas próximas, a tendência é que seja aberta ao público em geral. Outras escolas também receberão o “Saúde da Mulher”. A ação tem apoio do Jornal da Cidade.

Deixe uma resposta