São Paulo divulga novo calendário de vacinação de crianças contra a Covid

0
225
CoronaVac Breno Esaki/Agência Saúde DF

Previsão do governo é que todas as crianças paulistas estejam com a primeira dose em três semanas

O estado de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira (20), o novo calendário de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19.

O governo estadual estima que todas as crianças paulistas recebam a primeira dose até a primeira quinzena de fevereiro.

Com a aprovação do uso da Coronavac para crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos, houve antecipação de datas.

O imunizante do Instituto Butantan, porém, não será utilizado em crianças imunossuprimidas, e aquelas com 5 anos só poderão receber a vacina da Pfizer, seguindo a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O anúncio foi feito na cerimônia simbólica em que Caetano de Jesus Martins Moreira, de nove anos, foi a primeira criança a receber a Coronavac no país.

Em São Paulo, serão imunizadas 4,3 milhões de crianças contra a Covid-19. Deste total, 850 mil são indígenas ou possuem comorbidades ou deficiências.

No primeiro calendário divulgado, o governo estadual recomendou às prefeituras que priorizassem a vacinação deste segundo grupo.

Agora, além da imunização dessas pessoas, há o escalonamento para as demais crianças com idades entre 5 e 11 anos sem comorbidades.

Serão disponibilizados 5,2 mil pontos de vacinação do SUS e 274 escolas públicas em todo o estado. O governo prevê a aplicação de 250 mil doses em crianças por dia.

Ambos os imunizantes utilizados em crianças possuem duas doses. O intervalo entre as aplicações da Coronavac é de 28 dias, enquanto para a Pfizer é de oito semanas.

Veja o calendário de vacinação de crianças em São Paulo:

  • 20/01 a 30/01 – primeira dose para crianças de 9 a 11 anos de idade e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas
  • 31/01 a 10/02 – primeira dose para crianças de 5 a 8 anos de idade e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas
Calendário de vacinação de crianças contra a Covid-19 no estado de Sâo Paulo / Governo do Estado de São Paulo

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/sao-paulo-divulga-calendario-de-vacinacao-de-criancas-contra-a-covid/

Deixe uma resposta