Sanduíche Bauru participa da festa de 465 anos de São Paulo como patrimônio do Estado

0
1393


Sanduíche Bauru ganha status de patrimônio imaterial do estado

sanduíche Bauru, que foi transformado em patrimônio imaterialdo estado de São Paulo por lei aprovada pela Assembleia Legislativa, será uma das atrações das festividades de aniversário da capital paulista nesta sexta-feira (25).

Segundo a Prefeitura de Bauru (SP), o lanche, que tem seus ingredientes definidos por lei municipal, será vendido a preços promocionais nos estabelecimentos que servem o sanduíche com sua receita original.

O modo de preparo também é definido pela lei municipal. (Confira o passo a passo no vídeo acima)

Sanduíche Bauru, criado na capital nos anos 30, será atração nas festividades de aniversário de São Paulo: receita original — Foto: Sérgio Pais/G1

Sanduíche Bauru, criado na capital nos anos 30, será atração nas festividades de aniversário de São Paulo: receita original — Foto: Sérgio Pais/G1

O sanduíche, que ainda luta contra o estigma de “misto com tomate” e é feito com rosbife, tomate, picles de pepino e mussarela derretida na água, foi criado justamente na capital paulista onde nesta sexta ele marcará presença.

Foi na década de 30 que o bauruense Casemiro Pinto Neto, estudante de direito da USP, no Largo de São Francisco, e frequentador o bar Ponto Chic, no Largo do Paissandu, resolveu propor ao cozinheiro do estabelecimento que fizesse um lanche especial para ele e para isso “ditou” a receita inusitada.

Os amigos de Casemiro gostaram da receita que tinha como diferenciais o rosbife e o picles e começaram a pedir o “lanche do Bauru”, que agregou o nome da cidade de seu criador e ganhou fama no Brasil.

As três unidades do bar Ponto Chic na capital paulista (Largo do Paissandu, Praça Oswaldo Cruz e Rua Padre Péricles) têm a certificação oferecida pela prefeitura de Bauru como estabelecimentos que mantêm a receita original do sanduíche.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2019/01/25/sanduiche-bauru-participa-da-festa-de-465-anos-de-sao-paulo-como-patrimonio-do-estado.ghtml

Deixe uma resposta