Rinotraqueíte – A Gripe dos Felinos!

1
2353
Dr. Frederico J. Bruscki é médico veterinário, CRMV-SP 22270, idealizador e fundador do Pet Center Clínica Veterinária

Os gatos, assim como os cães também podem ser infectados por doenças do sistema respiratório. Muito comum nesta época do ano, em que as baixas temperaturas diminuem o sistema imunológico, aquele responsável pela defesa do organismo.
A rinotraqueite felina é uma doença grave, transmitida através do contato direto com animais infectados, assim como potes de comida, agua, animais que convivem juntos, ou até mesmo através espirros, tosse, descarga nasal e ocular contaminados. Normalmente os animais portadores do vírus apresentam a doença antes do primeiro ano de vida. Em fêmeas gestantes essa patologia pode levar ao aborto.capture
A doença é causada pelo vírus Herpesvirus tipo1 (FeHV-1) o qual acomete as vias respiratórias superiores, causando muita secreção nasal, ocular, diminuição do apetite, emagrecimento e até febre.
Como muitas vezes o pacientes é filhote, o quanto antes ele for encaminhado para um veterinário melhor será o prognóstico, maior chances de sucesso no tratamento. A doenças clínica em geral se resolve entre 10 a 20 dias. Felinos que sobrevivem à infecção aguda desenvolvem a infecção latente, e por subsequentes reativações da latência permitem a transmissão do vírus a outros animais. Estes portadores são a principal fonte de disseminação do agente.
O medico veterinário irá avaliar o quadro e estabelecer o melhor protocolo de tratamento.
A melhor prevenção é evitar o contato dos animais sadios com infectados, higiene ao chegar em casa lavar as mãos, manter seu gatinho com as vacinas em dia e sempre leva-lo ao medico veterinário de confiança.

logopet

1 Comentario

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here