Os gatos, assim como os cães também podem ser infectados por doenças do sistema respiratório. Muito comum nesta época do ano, em que as baixas temperaturas diminuem o sistema imunológico, aquele responsável pela defesa do organismo.
A rinotraqueite felina é uma doença grave, transmitida através do contato direto com animais infectados, assim como potes de comida, agua, animais que convivem juntos, ou até mesmo através espirros, tosse, descarga nasal e ocular contaminados. Normalmente os animais portadores do vírus apresentam a doença antes do primeiro ano de vida. Em fêmeas gestantes essa patologia pode levar ao aborto.
A doença é causada pelo vírus Herpesvirus tipo1 (FeHV-1) o qual acomete as vias respiratórias superiores, causando muita secreção nasal, ocular, diminuição do apetite, emagrecimento e até febre.
Como muitas vezes o pacientes é filhote, o quanto antes ele for encaminhado para um veterinário melhor será o prognóstico, maior chances de sucesso no tratamento. A doenças clínica em geral se resolve entre 10 a 20 dias. Felinos que sobrevivem à infecção aguda desenvolvem a infecção latente, e por subsequentes reativações da latência permitem a transmissão do vírus a outros animais. Estes portadores são a principal fonte de disseminação do agente.
O medico veterinário irá avaliar o quadro e estabelecer o melhor protocolo de tratamento.
A melhor prevenção é evitar o contato dos animais sadios com infectados, higiene ao chegar em casa lavar as mãos, manter seu gatinho com as vacinas em dia e sempre leva-lo ao medico veterinário de confiança.
Uma resposta
Your site has excellent content. I bookmarked the website