Reunião por leitos muda sessão para terça-feira

0
92
Sessão da Câmara

Por Thiago Navarro – Jornal da Cidade. Foto: Malavolta Jr

A sessão da Câmara Municipal da semana que vem foi adiada de segunda para terça-feira para que os vereadores possam acompanhar a reunião com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, que abordará o pedido de 21 novos leitos no Hospital de Base (HB). Para fazer a alteração, a Câmara vai transferir o ponto facultativo que estava previsto amanhã para a segunda-feira, dia 22.

Desta maneira, a sessão automaticamente já passa para o dia seguinte, terça-feira, 23 de abril, ainda às 14h, pois o novo horário, das 13h, só vai começar a valer a partir da semana seguinte.

Os vereadores, ainda na última sessão, já buscavam alternativas para acompanhar a reunião na Capital do estado na segunda-feira, às 13h, marcada após o protesto do vereador Sandro Bussola (PDT). O parlamentar ficou acampado na frente da Diretoria Regional de Saúde (DRS-6) por dois dias, na semana passada, e desmontou o acampamento após conseguir marcar o encontro, que deve ter a presença do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD).

Boa parte dos demais parlamentares demonstrou interesse em também participar da reunião, pela importância do assunto e ainda por outras necessidades da saúde, entre elas a criação do Hospital das Clínicas (HC) da USP e a abertura do Hospital Manoel de Abreu. Com a mudança da sessão de segunda para terça, os parlamentares afirmam que não haverá prejuízo, uma vez que apenas será alterado o ponto facultativo.

Uma situação parecida ocorreu no dia 11 de março, quando os vereadores participaram de audiência pública da Artesp para a concessão da rodovia Bauru-Marília. Na ocasião, a sessão foi aberta, mas todos dispensaram o uso da palavra e os projetos foram votados rapidamente, em menos de meia hora. Com isso, todos puderam ir na audiência, que foi em Bauru. Como, desta vez, a reunião está marcada para acontecer em São Paulo, não haveria tempo suficiente de realizar a sessão.

Outro problema é que, se mais da metade dos parlamentares fosse para São Paulo, não haveria quórum para a votação de projetos na sessão ordinária.

REGIMENTO

Pelo Regimento Interno da Câmara, a alteração das sessões ocorre quando for feriado ou ponto facultativo na segunda-feira. Com base nesta possibilidade, os vereadores decidiram, na manhã de ontem, transferir o ponto facultativo que estava previsto para amanhã – tradicionalmente, a Casa de Leis não funciona na quinta-feira da Semana Santa.

Portanto, nesta quinta-feira, a Câmara terá atividades normalmente, mas com ponto facultativo na segunda-feira, quando os parlamentares estarão na Capital.

O presidente da Câmara, vereador José Roberto Segalla (DEM), afirma que esta foi a maneira encontrada para não prejudicar os trabalhos e, ao mesmo tempo, permitir que a maioria acompanhasse a reunião, que é importante para o município. “Como muitos vereadores estão preocupados com essa questão dos leitos e a reunião ficou justamente em uma segunda-feira, alguns vereadores deram essa ideia de mudar o ponto facultativo de quinta-feira para segunda-feira, ou seja, não vai mudar nada em termos de dias parados aos servidores. Apenas alterou a data e permite que os vereadores façam a viagem. Na terça-feira, realizaremos normalmente a sessão na semana que vem, sem prejuízo nenhum dos trabalhos da Câmara”, finaliza.

Comissão de Saúde recebe hoje os membros dos conselhos gestores

Hoje, às 10h, no plenário da Câmara Municipal, a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde, Previdência e Proteção dos Animais realiza reunião para receber representantes dos conselhos gestores dos serviços de saúde de Bauru. A convocação foi feita pela vereadora Telma Gobbi (SD), presidente da comissão parlamentar.

O intuito da reunião é aproximar os membros dos conselhos com os vereadores participantes da comissão e promover um levantamento sobre as principais necessidades das unidades de saúde do município. Esse ‘raio-X’ será encaminhado ao prefeito Gazzetta e ao secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin. Os vereadores Coronel Meira (PSB) e Carlinhos do PS (PV) são os outros membros da Comissão de Saúde.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Politica/2019/04/reuniao-por-leitos-muda-sessao-para-tercafeira.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here