Queima do Alho é no próximo domingo em Bauru

0
1434

No próximo domingo (3), ocorre, em Bauru, o Circuito Centro-Oeste Paulista da Queima Do Alho – 5.ª Etapa. Além da gastronomia tradicional, haverá muita música caipira e sertaneja. O evento está marcado para 10h, na Casa do Cursilho, mas, antes, ocorre a cavalgada, com saída de Piratininga (próximo ao Thermas), por volta das 9h.

De lá, as cerca de 15 comitivas participantes de todo o Estado cavalgam por cerca de 13 quilômetros no trajeto de terra até a Casa do Cursilho, onde ocorre a festança.

A Queima do Alho é um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. A história deste “ritual” data o tempo em que os antigos tropeiros viajavam para vender seus bois.

O cardápio do almoço neste domingo será composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca, farofa, carne e pernil no disco de arado, paella caipira, galinhada e macarronada. Haverá venda de cerveja, refrigerante e água.

Para o julgamento, serão quatro juízes específicos, dando suas notas individuais e às cegas. Durante o evento, haverá dois fiscais acompanhando o preparo da comida, garantindo o cumprimento do regulamento.

Haverá premiação até o quinto lugar, com o grande campeão recebendo troféu, cinco medalhas e R$ 600,00. Todas as comitivas, contudo, irão receber medalha de participação.

FESTA SOLIDÁRIA

Para animar os presentes, muita música caipira, sertaneja e sertaneja universitária com os cantores Matuto e Capiau; Gustavo Moterani; Rodrigo e Gabriel; Felipe e Gustavo; e Davi e Carlos Vitor. Haverá ainda recreação para a criançada. A festa ainda tem um caráter solidário, uma vez que se trata de um evento beneficente em prol do Instituto Nossa Senhora do Rosário. Já os alimentos vão para a Casa da Sopa, da Vila Dutra.

Você sabia?

A Queima do Alho nasceu com as viagens dos tropeiros, grupos compostos pelos peões, por um cozinheiro e um ajudante de cozinha. Como as viagens duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer, no lombo dos animais, alimentos conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Assim, começou a competição entre os cozinheiros para ver quem faz o prato mais saboroso e mais rápido. No ano de 1955, Barretos deu início à disputa.

SERVIÇO

Todo o evento ocorre no próximo domingo (3). A cavalgada tem saída marcada para as 9h de Piratininga, próximo ao Thermas. Já a Queima do Alho do Circuito Centro-Oeste Paulista começa as 10h, na Casa do Cursilho (av. José Henrique Ferraz, 20-51, Bauru).

Os convites começaram a ser vendidos a R$ 20,00 para comer a vontade (crianças de até 10 anos não pagam). Organização: Comitiva Costela e Viola. Telefone: (14) 99813-2100. Facebook: Costela & Viola.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2017/11/queima-do-alho-e-no-proximo-domingo.html

Deixe uma resposta