Que climão’: forte calor libera hormônios que afetam o humor

0
973
Stress concept - angry frustrated man with exploding head

Céu azul e sol quente! Ah, o verão! Certamente, até quem gosta da estação não deve ter lido este trecho com o entusiasmo de uma propaganda de protetor solar. Nas ruas, com temperaturas acima da casa dos 30 graus, a realidade é mesmo de muito calor, suor, mal-estar e fadiga. Mas além desses aspectos já conhecidos, alterações de humor e irritabilidade também “dão as caras” neste período.

Isso porque, segundo o diretor do o diretor do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (Duupa) de Bauru, Rafael Arruda, o calorão libera determinados hormônios que auxiliam na sensação de aumento da irritabilidade, além de causarem mal-estar.

“As temperaturas mais altas deixam as pessoas mais irritadas porque o calor interfere na liberação de substâncias ligadas aos hormônios de defesa, o que acaba produzindo mais adrenalina e ativando um mecanismo chamado de sistema de luta e fuga. Dessa forma, as pessoas se sentem mais agitadas e irritadiças”, explica o médico.

Enxaqueca, náusea e doenças gastrointestinais também são alguns dos ”vilões’ deste período. “Essas são algumas das doenças que são disparadas com o calor. Isso ocorre porque este sistema de luta e fuga acaba criando um estresse no corpo”, afirma.

De plantão no Pronto Atendimento nos últimos dias, o médico ainda destaca que houve um aumento de pacientes com sintomas relacionados às altas temperaturas. “Temos recebido muitas pessoas com queixas de doenças virais, indisposição, adinamia – que é a falta de força física -, dores de cabeça e dores no corpo”, diz Rafael Arruda.

Adicione ao calor algumas noites mal dormidas e pronto: a receita para o mau humor está formada. De acordo com o médico, a fadiga sentida nesta época estão diretamente relacionados à qualidade do sono, que também sofre a interferência do calor. “Quando a pessoa não dorme adequadamente, o que é bem comum nesse período, ela tem uma liberação irregular do cortisol. Com a falta deste hormônio, ela passa a ter mais sono e cansaço durante o dia”.

XÔ, MAU HUMOR!

A boa notícia é que, enquanto esse calor todo não vai embora, existem algumas formas de evitar o mau humor e garantir dias mais frescos, com, quem sabe, cara de verão de comercial. “O ideal é que as pessoas se hidratem bastante, ingiram comidas leves, como frutas e saladas, evitem frituras e gorduras e umidifiquem os ambientes da casa, principalmente, do quarto, para garantir uma boa noite de sono. Tanto os umidificadores estão sendo bastante utilizados quanto as técnicas caseiras com panos e toalhas molhadas”, conclui Rafael Arruda.

PrevisãoE as altas temperaturas vão permanecer neste final de semana em Bauru, de acordo com o IPMet da Unesp. “O calorão vai continuar. De hoje até domingo, teremos manhãs quentes e sem chuvas. Na parte da tarde, a nebulosidade aumenta e podem ocorrer chuvas isoladas. Elas devem ser rápidas e podem ser de forte intensidade”, explica o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira. As temperaturas máximas nesses três dias devem ficar na casa dos 32 a 33 graus. Conforme o JC noticiou, Bauru teve, nesta terça, a temperatura mais alta dos últimos 15 meses: 36,5 graus.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2019/01/que-climao-forte-calor-libera-hormonios-que-afetam-o-humor.html

Deixe uma resposta