“Para Jung, você é o que você aprende ao longo da vida – mas também o que herdou de seus ancestrais […]”. Carl G. Jung
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida “[…] é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida”.
Quanto a Psicologia, se deriva de “psique” que quer dizer “alma”, e “logia” que denota “estudo de”, em outras palavras, significa estudo da alma.
No que se refere a sua relação com a qualidade de vida, é possível perceber que é através da Psicoterapia que o indivíduo compreende o porquê do seu comportamento e sentimento, daí a importância de se buscar o apoio de um Psicólogo(a) com o intuito dele se autoconhecer afim de desenvolver atitudes que contribuam na promoção de uma convivência mais saudável consigo mesmo e com os outros, sendo ele seus familiares, e sociedade em geral, auxiliando-o assim na aquisição de uma melhor Qualidade de Vida.
Luciana Juarez Rodrigues
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP n.º 06/78092