PSICOLOGIA EM FOCO ▫ LIMITES, REGRAS E ROTINA: COMO FICAM DURANTE A PANDEMIA?

0
474

“Não se pode fazer tudo o que se quer, pois a vontade tem que ser educada. […]. As regras existem para o benefício de todos, e a disciplina faz parte da educação de uma sociedade”
Içami Tiba[1]

O mundo passa hoje por uma pandemia, cenário este que nos obriga a mudar radicalmente a nossa rotina. Desde o início deste problema de saúde global, as pessoas passaram a trabalhar em casa, as crianças deixaram de ir à escola para estudar a distância, além da necessidade de se evitar aglomeração e fazer uso correto da máscara ao sair de casa. Dessa forma, para cuidar da saúde hoje em dia sem deixar de cumprir as atividades frequentemente estabelecidas foi necessária uma mudança de habito comparado com um giro de 360°.
E, em meio a atual circunstância, em se tratando das crianças, é preciso manter uma rotina, para que seja possível o entendimento de que, embora todo o tempo em casa, cada atividade do dia tem o seu horário. Além disso, é de suma importância o estabelecimento e sustentação de limites e regras com o intuito de propiciar a compreensão de que não se pode ser feito tudo o que quer e da forma que se quer.
Por fim, é de grande valia que os adultos que convivem com crianças, sejam eles pais, tios, avós, e demais membros da família, continuem a aplicar para si mesmo uma rotina e diretrizes a seguir para que com o exemplo, esse ensino seja concretizado com maior eficiência e eficácia.

Luciana Juarez Rodrigues é Psicóloga Clínica e Psicopedagoga, com Graduação em Psicologia e Pedagogia

🙂 Centro de Avaliação, Reabilitação e Psicologia

✅ Convênio e Particular

☎️ (14) 3010-3142 / 3227-6432

📱(14) 99897-6432

Especializada em todas as idades, de crianças a idosos

ESPECIALIDADES
▫Psicologia
▫Psicopedagogia
▫Fonoaudiologia

https://centrodeavaliacao.com

[1] Fonte: livro “Disciplina – Limite na medida certa” de Içami Tiba – Integrare Editora
Disponível em: https://integrareeditora.wordpress.com/

Deixe uma resposta