Proposta de Guedes pode extinguir 769 cidades e reduzir 20 mil cargos públicos

0
705
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista coletiva, onde apresentou à imprensa as propostas do Pacto Federativo.

Plano mais Brasil pode reformular conjuntura municipal do país

O Pacto Federativo, que foi entregue na última terça-feira (5) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e com arrecadação própria menor que 10% de sua receita total, informa a Veja.

Uma das propostas inclusas pode culminar na extinção de 769 municípios e também acabará também com quase 20 mil cargos públicos, representando uma economia importante de gastos públicos.

Questionado sobre a medida ser um dos pontos para desidratação do pacto federativo, devido à impopularidade do tema nas vésperas das eleições municipais de 2020, o ministro Paulo Guedes afirmou que é um tema que o Congresso terá que discutir. “Quem é que tem que resolver se município é com 5 mil, 10 mil pessoas? Sou eu ou o Congresso? Não sabemos qual é o tamanho ideal então é um tema legítimo para o Congresso discutir”, afirmou o ministro.

Deixe uma resposta