Projeto de comunicação criado por universitários da Unesp é premiado

0
737

O Festival de Criatividade e Comunicação: Da Classe ao Mercado Internacional, evento realizado pela Unesp e que encerrou a 3.ª edição do “De la clase a la cuenta – Da classe ao mercado”, premiou duas agências vencedoras.

Uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Unesp, e a Universidade de Sevilha, o “Da classe ao mercado” teve início há mais de 20 anos com a professora Ana Cortijo, na Universidade de Sevilha. A proposta é preparar o aluno para a inserção no mercado de trabalho, ao formar agências de comunicação com estudantes, que têm um cliente real e criam ações comunicativas baseadas em um briefing.

Nesta edição, os alunos reunidos em agências tiveram como cliente a empresa Duratex, tida como a maior produtora de painéis de madeira e louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. O desafio foi o de criar valor para a marca com visão sustentável e inovadora, a partir da percepção de seus públicos estratégicos – clientes, arquitetos, marceneiros, instaladores e consumidores – em relação à empresa.

Depois de cerca de dois semestres de trabalho, as agências de comunicação formadas por alunos de vários cursos da Faac mostraram no dia 21 de setembro o planejamento e as peças de comunicação em um grande evento no Guilhermão.

FINALISTAS

Nesta edição, 30 alunos chegaram à final formando cinco agências: Agência Ao Ponto, Agência Delta, Agência Línea, Agência Magush e Agência OKA.

Após a apresentação de suas propostas de campanha de comunicação, o júri profissional formado por especialistas na área da comunicação escolheu a Agência Magush como vencedora, levando o 1.º lugar. Assim, como grande prêmio, o cliente Duratex se propõe a desenvolver efetivamente uma das estratégias propostas pela agência como campanha nacional.

Já o público que acompanhou o evento pela Internet ou pela transmissão ao vivo via TV Unesp também votou. Eles escolheram a OKA como agência mais popular. As duas vencedoras ainda foram premiadas com um final de semana em São Paulo para conhecer o escritório do Facebook no Brasil. Além disso, a Magush ainda foi premiada com uma viagem a Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.

Fora esses prêmios, todas as agências finalistas foram premiadas pela Faac da Unesp, Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb) e pela agência de turismo Alaya, com um passeio de aventura para fazer rafting em Brotas.

SUCESSO

Os organizadores consideraram o evento final, que escolheu os campeões e contou com várias atrações culturais, como um grande sucesso. Foram mais de 800 pessoas presencialmente além de tantas outras que acompanharam pela Internet e transmissão ao vivo. “Na comissão organizadora, contamos com o apoio de mais de 40 alunos do curso de Rádio e TV da Unesp, funcionários da TV Unesp, docentes da Unesp, mais de 20 alunos do curso de Relações Públicas e Jornalismo, além de funcionários da FAAC/Unesp. O festival foi um sucesso em todos os sentidos”, conclui a organização.

Deixe uma resposta