fbpx
quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Anúncio
Home Noticias Projeto bauruense visa popularizar o Chorinho entre a população

Projeto bauruense visa popularizar o Chorinho entre a população

0
647

Você já ouviu falar no Choro? Também conhecido como Chorinho, é um gênero instrumental típico da esfera urbana brasileira que surgiu no século XIX. Apesar do nome, o ritmo é agitado e alegre, tendo como característica o improviso dos músicos.

Com o objetivo de difundir o gênero musical na cidade e popularizar o choro entre os jovens, surgiu, em 2015, o Choro Vivo. O projeto visa oferecer oficinas e shows gratuitos para jovens estudantes do ensino público, moradores da cidade e para população em geral.

Por meio de oficinas e shows e utilizando o choro cantado e pequenas sessões de improvisos, o público terá a oportunidade de se aproximar e apreciar o gênero musical brasileiro.

Como funciona?

O projeto está divido em duas fases: a primeira é uma série de oficinas em escolas públicas de Bauru com objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer o estilo Choro e seus instrumentos.

Já a segunda etapa será composta de shows gratuitos a toda população em espaços públicos da cidade como o Jardim Botânico, o Bosque da Comunidade e no Museu Ferroviário.

Confira a programação completo do projeto:

– Oficinas
25/08, às 11h – EMEF Nacilda de Campos – Rua Joaquim Marciano, 5-39 – Jd. TV
28/08, às 11h30 – EMEF Santa Maria – Rua Dr. Alípio dos Santos, 5-22 – Vl. Universitária
30/08, às 10h15 – EMEF Alzira Cardoso – Rua Orozimbo Florêncio Figueiredo, 4-45 – Jd. Chapadão

– Shows
01/10 – Jardim Botânico – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 232, s/n
21/10 – Bosque da Comunidade – R. Araújo Leite – Vila Universitaria
02/12 – Museu Ferroviário – R. Primeiro de Agosto, 1-36

Projeto Choro Vivo

O projeto conta com o incentivo do Programa de Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. As escolas escolhidas para essa fase contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, que indicou as escolas onde serão realizadas as oficinas.

Quem realiza o projeto Choro Vivo é o grupo Bom Tempo, selecionado dentro do programa municipal de Estímulo à Cultura. Os choros mais conhecidos como Carinhoso, Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, assim como composições recentes, fazem parte do repertório do grupo.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat