Profissionais de saúde recebem treinamento para aplicação de testes de Covid-19

0
648

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (06), o treinamento aos profissionais que farão a aplicação dos 4.340 testes de Covid-19 recebidos do Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (05).
O treinamento ocorre no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas – CRMI, com duração de uma hora. O objetivo é adequar os procedimentos de realização do exame conforme os protocolos e critérios do Ministério.
Segundo Islaine Maressa, enfermeira chefe do CRMI, no exame de Covid-19 existem “alguns critérios diferenciados em relação aos testes rápidos que estamos acostumados a fazer. Por ser algo novo, é necessário ver se apresentam alguma dificuldade, se a pessoa estará segura em executar o exame”, relata.

Inicialmente receberá o treinamento pelo menos um profissional de cada Unidade de Atendimento ao Covid-19, entre enfermeiras e técnicos de enfermagem, para que já comecem a fazer a detecção de pacientes infectados com o coronavírus. As unidades referenciadas de atendimento ao Covid-19 são: UBSs do Geisel, Vila Falcão, Bela Vista, Mary Dota, além do Posto Avançado Covid-19 e demais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O resultado dos testes sai em 15 minutos a partir de amostra de sangue capilar ou venoso, e deve ser realizado após o 7º dia de início dos sintomas, já que neste exame a doença é detectada a partir dos anticorpos contra o SARS – Cov-2.
Os testes rápidos serão destinados aos profissionais da área da saúde que atuam na Atenção Primária (hospitais, prontos-socorros, unidades de pronto atendimento) e de gestão vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), forças de segurança pública, profissionais e trabalhadores que exercem suas funções em serviços assistenciais de origem municipal, estadual ou federal, pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos, e com pessoas portadoras de comorbidades de risco para complicações de COVID-19 e demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

Deixe uma resposta