fbpx

Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue nesta quinta na Câmara de Bauru

Evento dá continuidade à programação da Semana da Consciência Negra em Bauru, que foi aberta oficialmente nesta terça

Nesta quinta-feira (17), em continuidade à Semana da Consciência Negra 2022 em Bauru, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, será realizada a solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. O evento ocorre a partir das 19h, na Câmara Municipal (Praça Dom Pedro II, 1-50, Centro).

Na ocasião, serão homenageados o babalorixá José de Bara Figueiredo, a professora Idenilde de Almeida Conceição e a professora doutora Andresa de Souza Ugaya. A atração artística será a performance “Uma viagem ao mundo preto”.

A Semana faz alusão ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil e que enfrentou o sistema escravista pela libertação do povo negro.

ABERTURA

A abertura oficial da programação ocorreu nesta terça (15), no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves (av. Nações Unidas, quadra 8), com a solenidade de entrega do Prêmio Luísa Mahin a 13 pessoas físicas e jurídicas de Bauru, incluindo o Jornal da Cidade, destacados “pela luta por justiça e combate ao racismo para uma sociedade mais democrática”.

Uma das homenageadas – e mais aplaudidas – da noite foi a catadora de recicláveis Rosemeire Ignácio Pedro, conhecida como dona Rose. A história dela, que construiu uma sala de estudos no Piquete 1 com os materiais achados na rua, foi contada na manchete do JC no último domingo (13), o que inspirou a premiação.

Participaram da cerimônia a prefeita Suéllen Rosim; o desembargador Edmundo Fraga Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho – 15.ª Região (TRT-15); a juíza do Trabalho Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima; o procurador do Estado Vanderlei Ferreira de Lima; o advogado Antonio Carlos da Silva Barros, coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena; o secretário municipal de Cultura, Paulo Eduardo Campos; e a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Sebastiana de Fátima Gomes.

Durante a premiação, ocorreu a apresentação musical Projeto PreTejô e a exposição Orisa (orixás).

PROGRAMAÇÃO

Além do Prêmio Zumbi dos Palmares hoje, a programação da Semana da Consciência Negra continua neste sábado (19). Na data, está programada a exibição do filme “Quilombo 1984”, de Carlos Diegues, às 16h, no Teatro Municipal. O evento será presencial, mas também terá transmissão no Canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Na sequência, ainda no teatro, haverá a roda de conversa “Educação Antirracista”, com a participação de diversas autoridades representativas, incluindo a professora Sebastiana Gomes, presidente do Conselho da Comunidade Negra.

No dia 20, data exata em prol da luta pelo povo negro, das 14h às 16h, ocorrerão duas atividades: apoio ao ato Inter-religioso do Dia Nacional da Consciência Negra e plantio de mudas de origem africana. Ambas as ações serão na Praça África, na quadra 7 da av. Nações Unidas.

Ainda no mesmo dia, a Praça Kaingang, no Museu Ferroviário Regional (com entrada pela rua Nóbile de Piero, que antecede a Gerson França), será palco de diversas atrações, começando pela Feira da Consciência Negra, a partir das 17h.

Às 18h, haverá Oficina de Percussão e Roda Cirandeira. Às 19h, os participantes dessa oficina farão um ensaio aberto com o público.

Às 20h, haverá apresentação na praça da banda Preto Básico, com o show “Uma Viagem pela MPB”. O evento contará com food trucks e venda de alimentos.

Por fim, no dia 21, a OAB-Bauru, com apoio da Secretaria de Cultura, realiza, às 19h, a discussão “Ações afirmativas quanto à igualdade racial e suas nuances na esfera pública, institucional e religiosa”, com diversos representantes da temática. A entidade fica na av. Nações Unidas, 30-30, Vila Nova Cidade Universitária.

ESCOLAS

Além de todas essas atividades, o Conselho Municipal da Comunidade Negra desenvolve ações temáticas em várias escolas de Bauru durante este mês de novembro.

Sebastiana Gomes, Paulo Eduardo Campos, Antonio Carlos da Silva Barros, Suéllen Rosim, Edmundo Fraga Lopes, Ana Cláudia Pires de Lima e Vanderlei Ferreira de Lima, na abertura da Semana (crédito: Joabe Guaranha/Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X