Evento dá continuidade à programação da Semana da Consciência Negra em Bauru, que foi aberta oficialmente nesta terça
Nesta quinta-feira (17), em continuidade à Semana da Consciência Negra 2022 em Bauru, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, será realizada a solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. O evento ocorre a partir das 19h, na Câmara Municipal (Praça Dom Pedro II, 1-50, Centro).
Na ocasião, serão homenageados o babalorixá José de Bara Figueiredo, a professora Idenilde de Almeida Conceição e a professora doutora Andresa de Souza Ugaya. A atração artística será a performance “Uma viagem ao mundo preto”.
A Semana faz alusão ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil e que enfrentou o sistema escravista pela libertação do povo negro.
ABERTURA
A abertura oficial da programação ocorreu nesta terça (15), no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves (av. Nações Unidas, quadra 8), com a solenidade de entrega do Prêmio Luísa Mahin a 13 pessoas físicas e jurídicas de Bauru, incluindo o Jornal da Cidade, destacados “pela luta por justiça e combate ao racismo para uma sociedade mais democrática”.
Uma das homenageadas – e mais aplaudidas – da noite foi a catadora de recicláveis Rosemeire Ignácio Pedro, conhecida como dona Rose. A história dela, que construiu uma sala de estudos no Piquete 1 com os materiais achados na rua, foi contada na manchete do JC no último domingo (13), o que inspirou a premiação.
Participaram da cerimônia a prefeita Suéllen Rosim; o desembargador Edmundo Fraga Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho – 15.ª Região (TRT-15); a juíza do Trabalho Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima; o procurador do Estado Vanderlei Ferreira de Lima; o advogado Antonio Carlos da Silva Barros, coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena; o secretário municipal de Cultura, Paulo Eduardo Campos; e a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Sebastiana de Fátima Gomes.
Durante a premiação, ocorreu a apresentação musical Projeto PreTejô e a exposição Orisa (orixás).
PROGRAMAÇÃO
Além do Prêmio Zumbi dos Palmares hoje, a programação da Semana da Consciência Negra continua neste sábado (19). Na data, está programada a exibição do filme “Quilombo 1984”, de Carlos Diegues, às 16h, no Teatro Municipal. O evento será presencial, mas também terá transmissão no Canal do YouTube da Secretaria de Cultura.
Na sequência, ainda no teatro, haverá a roda de conversa “Educação Antirracista”, com a participação de diversas autoridades representativas, incluindo a professora Sebastiana Gomes, presidente do Conselho da Comunidade Negra.
No dia 20, data exata em prol da luta pelo povo negro, das 14h às 16h, ocorrerão duas atividades: apoio ao ato Inter-religioso do Dia Nacional da Consciência Negra e plantio de mudas de origem africana. Ambas as ações serão na Praça África, na quadra 7 da av. Nações Unidas.
Ainda no mesmo dia, a Praça Kaingang, no Museu Ferroviário Regional (com entrada pela rua Nóbile de Piero, que antecede a Gerson França), será palco de diversas atrações, começando pela Feira da Consciência Negra, a partir das 17h.
Às 18h, haverá Oficina de Percussão e Roda Cirandeira. Às 19h, os participantes dessa oficina farão um ensaio aberto com o público.
Às 20h, haverá apresentação na praça da banda Preto Básico, com o show “Uma Viagem pela MPB”. O evento contará com food trucks e venda de alimentos.
Por fim, no dia 21, a OAB-Bauru, com apoio da Secretaria de Cultura, realiza, às 19h, a discussão “Ações afirmativas quanto à igualdade racial e suas nuances na esfera pública, institucional e religiosa”, com diversos representantes da temática. A entidade fica na av. Nações Unidas, 30-30, Vila Nova Cidade Universitária.
ESCOLAS
Além de todas essas atividades, o Conselho Municipal da Comunidade Negra desenvolve ações temáticas em várias escolas de Bauru durante este mês de novembro.