Prefeitura notifica 1.025 donos e começa a limpeza de terrenos

0
816

Por Victor Oshiro
Jornal da Cidade

Hoje faz 15 dias que o aplicativo “Limpeza Pra Valer”, desenvolvido pela Prefeitura de Bauru para a denúncia de terrenos sujos, entrou em funcionamento. Nesse período, foram mais de 2,3 mil denúncias e 1.025 proprietários notificados. A empresa vencedora da licitação, inclusive, começou ontem a limpar os locais “dedurados” na região central da cidade. Para se ter uma ideia, somando-se todos os terrenos denunciados, chega-se a um montante que superaria 345 campos de futebol.

A área total de locais apontados pela população é de 2,463 milhões de metros quadrados. Conforme o JC noticiou, o prefeito Clodoaldo Gazzetta decretou estado emergência para tentar conter a epidemia de dengue e publicou, em 31 de janeiro, edital de notificação com 30 dias para os proprietários de imóveis realizarem a limpeza.

Após o final do prazo, a prefeitura ficou autorizada a limpar os terrenos e mandar a conta aos proprietários. Para garantir o pagamento, a dívida é registrada em cartório. Além disso, os donos ficam sujeitos à multa de R$ 5,00 por metro quadrado.

Para que a população pudesse “dedurar” os locais com mais facilidade, a prefeitura lançou um aplicativo, que passou a funcionar no último dia 6. Em 15 dias, foram 2.384 denúncias, sendo que 1.578 pelo app, 772 por telefone e outras 34 por e-mail.

CAPINAÇÃO

Nessa quarta-feira (20), a empresa Grupo Urban, vencedora da licitação, iniciou a capinação na região central da cidade. A escolha da área segue uma ordem cronológica de denúncias, segundo informou a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação.

O município explica que, assim que as denúncias chegam, elas são enviadas para a Ouvidoria, onde é feito uma triagem se o local é público ou privado. Se for público, a demanda é encaminhada para a Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear) ou Emdurb. Caso seja privado, vai para o setor operacional, que encaminha a denúncia aos fiscais para a averiguação da área denunciada. Em seguida, caso o local seja, realmente, passível de autuação, é feita uma ordem de serviço e ela é direcionada para a empresa contratada fazer a limpeza. “Esse cuidado na averiguação da denúncia é fundamental para evitar que algum munícipe seja multado indevidamente”, explica Eduardo Borgo, titular da Sear.

“Esse trabalho, tanto da empresa contratada pela prefeitura para limpar áreas públicas e particulares quanto das equipes da prefeitura que têm trabalhado diariamente na limpeza de áreas públicas, será fundamental para manter não só a nossa cidade mais limpa, como também vai contribuir com a saúde pública de nosso município”, conclui Gazzetta.

Epidemia de dengue

A limpeza de terrenos é uma das tentativas de Bauru para conter a pior epidemia de dengue da história. Os dados atualizados na última terça-feira (19) mostram que a cidade contabiliza 6.008 casos da doença só em 2019. O mais grave é que já são 10 mortes confirmadas por conta da dengue e ainda nove em investigação.

SERVIÇO

O app “Limpeza Pra Valer” não está disponível na “Play Store” ou “Apple Store”. Mas o uso é simples. Basta acessar o site da prefeitura (http://www.bauru.sp.gov.br) ou http://app.bauru.sp.gov.br e clicar no banner do aplicativo, na capa do portal.

Após a denúncia, o morador deve gravar as informações e anotar o número de protocolo. Caso a pessoa não consiga usar o aplicativo, a denúncia poder ser feita pela Ouvidoria, no telefone (14) 3235-1156, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Outra possibilidade é o e-mail ouvidoria@bauru.sp.gov.br e ainda no Posto da Prefeitura no Poupatempo.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2019/03/prefeitura-notifica-1025-donos-e-comeca-a-limpeza-de-terrenos.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!