Prefeita Suéllen entrega pedido formal ao governador para abertura definitiva do HC

0
418

A prefeita Suéllen Rosim entregou, nesta quinta-feira (1), pedido formal ao governador João Doria para que o Estado faça a instalação definitiva do Hospital das Clínicas (HC) de Bauru. O prédio foi pouco utilizado até o momento. Desde o ano passado, vem sendo usado como hospital de campanha para casos de Covid-19, durante a pandemia. No entanto, o déficit de leitos faz com que a abertura do HC seja necessária para dar conta das necessidades da região de Bauru.

A entrega ao governador foi feita em Lençóis Paulista, onde Suéllen e outros prefeitos acompanharam o anúncio de investimentos do governo estadual na região. Desde o começo do ano, a prefeita já discutiu a abertura do HC com o Estado, com o Ministério da Saúde, o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), e ainda com a Reitoria da USP, além da participação da Câmara Municipal e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para que o hospital seja aberto em definitivo.

Desde o ano passado, o HC possui leitos temporários por conta da pandemia. No momento, são 40 leitos de enfermaria, custeados pelo Estado, e dez leitos de UTI, custeados pelo município. Até agosto, o governo estadual deve abrir mais 30 leitos, sendo dez de UTI e 20 de enfermaria, inicialmente para casos de Covid-19. A expectativa é que os novos leitos sejam aproveitados em definitivo após a pandemia de Covid-19, em outras especialidades.

Para a criação do HC, é necessário um convênio entre a USP e a Secretaria de Estado da Saúde, e a aprovação de lei na Assembleia Legislativa transformando o HC em autarquia, o que permitirá a dotação de recursos para o HC no Orçamento do Estado. Além disso, o hospital serviria como complemento na formação acadêmica dos estudantes do curso de medicina da USP e dos demais cursos da área da saúde instalados em Bauru. Somado aos leitos do Hospital de Base (HB), Hospital Estadual (HE), Maternidade Santa Isabel, e das vagas que serão criadas após a conclusão da reforma do Hospital Manoel de Abreu, o HC permitirá um melhor suporte aos moradores da região de Bauru.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta