Polícia Federal alerta para e-mail falso que ‘rouba’ dados do usuário

0
2070

Após e-mails circularem com conteúdo falso creditado à Polícia Federal, o órgão faz alerta e dá dicas para a população se precaver de golpes. De acordo com Karen Cristina Dunder, chefe da Polícia Federal em Bauru, o envio dessas mensagens é feito por hackers que visam obter informações dos usuários.

“Os e-mails contêm anexos e/ou links e, a partir do clique neles, o usuário acaba baixando um vírus que pode acessar dados de contas e dados pessoais”, explica a delegada.

Karen afirma que não é procedimento padrão da Polícia Federal fazer intimações ou qualquer comunicação por e-mail. “Se, eventualmente, a pessoa vir a receber, não clique em nenhum link ou anexo e entre em contato com a delegacia mais próxima para esclarecimento, porque provavelmente trata-se de vírus. Nós pedimos atenção redobrada”, destaca.

E-MAIL

Na última semana, um e-mail com o assunto “Notificação de abuso” circulou pela rede. No conteúdo, a mensagem dizia ser do Departamento de Investigação a Crimes Virtuais da Polícia Federal, informando sobre um uso indevido da máquina do usuário.

O texto do e-mail diz o seguinte: “Através do novo sistema de investigação e monitoramento virtual, verificamos que, o endereço IP, utilizado por esta máquina, acessou um site de conteúdo ilegal, segundo a nossa Constituição Federal, através do nosso Código Civil. Precisamos que o fato venha a ser esclarecido o mais rápido possível, caso não seja esclarecido em até 48 horas, será aberto um inquérito Judicial”. Junto, vem um link para que o usuário “acompanhe o relatório completo da investigação”.

“Eles utilizam de todos os artifícios possíveis para induzir a pessoa ao erro, como símbolos, termos e vocabulário. É assim também com cópias de páginas dos bancos, que é muito frequente. Se não houver desconfiança da origem do encaminhamento, a pessoa pode ser levada ao erro facilmente, tamanha a perfeição”, comenta. Até mesmo o logo da Polícia Federal vem junto à mensagem.

COMUNIQUE

Karen Dunder ainda informa que, não só este, mas outros conteúdos falsos são comunicados ao órgão com frequência. “Somos consultados constantemente por pessoas que receberam e-mails com o uso indevido do nome da Polícia Federal. Quando perguntamos sobre o teor, trata-se de vírus. Nós não entramos em contato por e-mail. Na dúvida, entre em contato conosco”, reforça

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/03/policia-federal-alerta-para-email-falso-que-rouba-dados-do-usuario.html

Deixe uma resposta