Pederneiras ‘estreia’ em ranking

0
1474

Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) classificou-se em terceiro lugar no ranking geral dos municípios do Programa Município VerdeAzul (PMVA), divulgado nessa quarta-feira (13) pelo governo do Estado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Além da certificação, a primeira em sua história, a cidade foi contemplada com o Prêmio Franco Montoro, concedido aos melhores colocados em suas bacias hidrográficas.

No total, 48 cidades paulistas foram certificadas no Ranking Ambiental deste ano. Antes da classificação final, os municípios que aderiram ao programa tiveram que enfrentar duas pré-certificações, em junho e setembro.

Com 97,45 pontos, pelo terceiro ano consecutivo, Novo Horizonte foi a primeira colocada. Fernandópolis ficou em segundo lugar, com 96,22 pontos. Com 94,61 pontos, Pederneiras conquistou a terceira posição.

“Pela primeira vez na história de Pederneiras conquistamos o selo Município Verde Azul”, afirmou o prefeito da cidade, Vicente Minguili, que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.

“Isso foi fruto de muito empenho, dedicação e de um trabalho muito sério não só da secretaria de Meio Ambiente, mas também de todas as outras secretarias municipais e demais funcionários da prefeitura que uniram forças em busca desse objetivo”.

Os outros municípios da região que também receberam a certificação foram Botucatu (4º lugar, com 93,67 pontos), Lençóis Paulista (34º lugar, com 82,21 pontos) e Iacanga (44º lugar, com 80,25 pontos).

O prefeito de Iacanga, Ismael Boiani, comemorou a reconquista do selo no primeiro ano do seu mandato. “Vejam como é fundamental acreditar na equipe e, ao mesmo tempo, oferecer apoio total e tranquilidade para que todos possam oferecer o melhor para conquista dos objetivos”, declarou.

O PROGRAMA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

O Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Regional/2017/12/pederneiras-estreia-em-ranking.html

Deixe uma resposta