Para tocar os corações

0
838

O palco do Teatro Municipal de Bauru será tomado por 150 crianças e jovens, que darão o tom durante a primeira apresentação musical realizada pelo projeto Pró-Música da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA) – idealizado pelo advogado Roberto Abramides.

Marcado para começar às 20h30 (também como atração do Festival de Inverno de Bauru, iniciado nessa segunda-feira e que vai até dia 2 de julho), o Concerto Inaugural mostrará o resultado dos primeiros quatro meses das aulas de xilofone – instrumento de madeira, tipo piano percussivo – e do coral.

“O coral tem 67 crianças, que cantarão 10 músicas na abertura do concerto. Na sequência, haverá apresentações diversas de iniciação musical, inclusive com os xilofones”, resume a regente e pianista Hilda Campos, coordenadora do Pró-Música. Ela ressalta a evolução dos alunos e também destaca a importância de realizar apresentação em público. “Mexe com a autoestima deles. Estou muito feliz, pois esse projeto é o sonho da minha vida”, frisa.

Um dos pontos altos do concerto gratuito desta noite será a execução de uma canção do cantor e compositor bauruense Bitenka: “Meu Sol é Você”.

Para acompanhar o músico, o coral com 140 crianças e mais dez alunos no xilofone.

“Haverá, ainda, uma bateria de escola de samba, tocada por 83 crianças no balde”, acrescenta Hilda. A apresentação deve lotar o Teatro Municipal, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, Centro.

CORDAS EM BREVE

No processo de musicalização dos pequenos talentos do Pró-Música a condução está a cargo do professor Tiago Barreta pelo chamado “método orff”. Isto é: usa-se primeiro o ritmo e, depois, as notas musicais. Já as aulas para o coral são conduzidas pelo professor Irandi Fernando Daroz.

O projeto está prestes a avançar mais um passo. “Em agosto, os alunos vão iniciar aulas de cordas, como violino, viola e violoncelo”, elenca Hilda, complementando que já prepara uma turnê do concerto pela região, nos dias que antecedem o Natal.

Para participar

Projeto Pró-Música da ABDA. Curso gratuito de musicalização às terças e sextas e de coral às quartas e sextas. Em ambos os casos, aulas de uma hora e meia, em horários disponíveis nos períodos da manhã e da tarde. Para agosto, serão abertas 120 vagas.

Inscrições de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Cussy Junior, 12-83, Centro. Levar cópias de CPF, RG e comprovante de residência (dos pais) – e de CPF ou RG dos alunos.

Já as aulas ocorrem na avenida Lúcio Luciano, 12-75, Jardim Redentor (sede da Associação Desportiva da Polícia Militar). Mais detalhes através do telefone (14) 3202-9259.

Deixe uma resposta