Palestras para SIPAT: Conheça as melhores palestras e temas para SIPAT

0
662

Principais Temas e palestras para SIPAT

Palestra para SIPAT é uma forma eficaz de melhor explorar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

É uma oportunidade para falar sobre prevenção, segurança e saúde no trabalho, com uma interação direta com os profissionais.

Um palestra para SIPAT visa reforçar os variados aspectos, promovendo qualidade de vida no trabalho e segurança dos colaboradores da empresa.

Acima de tudo a escolha do assuntos para a palestra para SIPAT e como abordá-los são itens fundamentais para relevância do evento. Acima de tudo lembrando que uma palestra é uma das formas mais eficazes para falar sobre prevenção, dentro e fora da empresa.

Ademais o objetivo palestra motivacional de palestras sipat gratuitas ou pagas tem como primário a prevenção, mas seus aspectos são mais amplos e englobam questões como:

  • Prevenção
  • Conscientização
  • Educação
  • Informação
  • Inspiração
  • Motivação a prática

Antes de mais nada ao contrário do que muitos pensam a SIPAT abrange aspectos pessoais dos colaboradores e envolvem a sua saúde mental. E por esta razão atualizamos os temas de palestras 2019 para 2020 e escolhemos os melhores assuntos de palestras para SIPAT online.

Palestra sobre Segurança no trabalho

Sobretudo, com a finalidade de aumentar a segurança no trabalho, esse é um dos aspectos basilares e fundamentais do sucesso de uma empresa que valoriza a vida dos seus profissionais.

A razão da existência da SIPAT é de antever riscos como o de acidentes no ambiente de trabalho, e tomar medidas para que estes problemas sejam minimizados.

A segurança do trabalho abrange várias questões todas elas visando a preservação da vida e da saúde dos funcionários.

Sabemos que os princípios básicos da prevenção visam, prevenção de acidentes, prevenção de incêndios e a prevenção de roubos.

Com toda a certeza o processo de conscientização começa por uma liderança que entende que a vida vale muito mais do dinheiro e promove de maneira massiva a prevenção entre os membros da sua equipe.

Muitas empresas já entenderam a importância da segurança no trabalho e o colocaram como o item principal de suas ações.

A principio a empresa que investe na segurança do trabalhador além de cumprir um aspecto social de proteção a vida reduz custos com processos judiciais e diminui a rotatividade no RH.

Mas os prejuízos com a não prevenção vão além dos bens materiais, e uma palestra para SIPAT é sem dúvida uma oportunidade de rever processos e corrigir rotas.

Precipuamente estabelecer um sistema autônomo com detalhes sobre indicadores e estatísticas de acidentes é agir de modo eficaz na educação e conscientização dos empregados e empregadores.

E uma palestra para SIPAT sobre segurança no trabalho pode fazer a diferença na qualidade de vida dos seus profissionais.

Palestra sobre Segurança no trânsito

Segurança no trânsito sem dúvida é uma das palestras mais importantes dentro de uma palestra para SIPAT e ocupa o segundo lugar na nossa lista.

Isso porque o as estatísticas apontam os altos índices de acidentes no trânsito.

As Estatísticas de Acidentes de Trânsito do ano 2019, revela um aumento considerável dos números de acidentes envolvendo as frotas de empresas.

Já a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que o trânsito mata por dia o equivalente a sete acidentes de avião.

E preocupadas com este grave problema, sobretudo em países como o Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Aliança Global de Organizações Não Governamentais para a Segurança no Trânsito elaboraram um guia.

A finalidade do guia produzido pela OMS é auxiliar o trabalho das organizações não governamentais em seus esforços para que o trânsito no mundo seja mais seguro.

O guia está disponível em português, baixe gratuitamente neste link e entenda como o trânsito mais seguro começa como você.

Saber como podemos proteger a nossa vida no trânsito é fundamental para segurança das nossas frotas.

E uma palestra sobre segurança no trânsito é fundamental para saber lidar com o trânsito caótico dos nossos dias.

Palestra sobre Primeiros socorros

Os primeiros socorros são fundamentais em uma palestra para SIPAT, porque mesmo com o trabalho incansável de prevenção contra acidentes, incêndios e roubos é possível que eles aconteçam.

Lembrando que o trabalho de prevenção é feito para evitar esses problemas e quando não é possível a preparação de profissionais qualificados para fazer os primeiros socorros podem ser o diferencial entre a vida e a morte.

Por isso os primeiros socorros são fundamentais como parte do processo de prevenção, para de uma forma rápida remediar os acidentes em quantas equipes responsáveis chegam.

Sem contar que esse tipo de informação e preparo o profissional pode levar para o seu cotidiano na empresa.

A Lei Lucas, n° 13.722, obriga professores e colaboradores a se capacitarem em primeiros socorros.

Treinamentos para sipat

O treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil são obrigatórios.

A sua empresa ou escola pode fazer o curso na Cruz vermelha, com certificação, saiba mais detalhes no site da Cruz vermelha.

Acima de tudo vale muito a pena contratar uma palestra para SIPAT sobre primeiros socorros, os bombeiros são parceiros e podem oferecer treinamento para os funcionários.

Em outras palavras uma palestra para SIPAT sobre primeiros socorros é fundamental, fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Palestra Antiestresse

Assim como ansiedade e a depressão o estresse é também um elemento que desencadeia uma série de outros problemas.

E sendo uma questão emocional pode sim ser um causador de acidentes e por esta razão é necessário investir ir em palestra para SIPAT sobre stress.

Precipuamente, as causas do stress são diversas e provém de diversas áreas da vida comum, como:

  • Pressão excessiva no trabalho;
  • Medo de perder o emprego;
  • Busca por aprovação social e familiar;
  • Falta de lazer;
  • Alta competição no trabalho;
  • Problemas na família;
  • Trânsito caótico;
  • Preocupação com dívidas;
  • Doenças;
  • Medo da violência;
  • Ansiedade;
  • Baixa auto-estima;
  • Depressão.

Instituto de Psicologia e Controle do Stress, afirma que o número de doenças associadas ao stress diminuem a qualidade de vida dos profissionais e elevam o número de pedidos de licenças do trabalho.

Sobretudo, doenças como gastrite, problemas respiratórios, hipertensão arterial, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Certamente abrir diálogo com os funcionários sobre estas questões pode aumentar e melhorar a produtividade dos profissionais.

Doenças como estas podem afetar o ânimo da sua equipe de vendas, saiba como motivar uma equipe de vendas desmotivada.

Cuidar do estresse é ir além das preocupações corporativas, uma palestra para SIPAT sobre estresse pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Palestra sobre Ergonomia

Contudo a tecnologia melhorou a produtividade e facilitou uma série de rotinas e minimizou uma série de problemas e tornou mais eficiente vários setores da empresa.

No entanto ignorar os riscos dos fatores humanos de prevenção listados no processo previsto pela ergonomia gera riscos e sérios efeitos negativos.

Portanto, a ergonomia são fatores humanos e técnicos que podem ser melhor explicados em uma palestra de SIPAT sobre ergonomia.

Associação Internacional de Ergonomia (IEA) ajuda as empresas a compreenderem melhor o que é ergonomia, acesse o site e saiba tudo sobre o assunto.

Benefícios da ergonomia

  • Cumprimento da lei;
  • Valorização profissional;
  • Reduz os pedidos de licença;
  • Prevenção de doenças ocupacionais;
  • Aumenta e melhora a produtividade;

Palestra sobre uso de EPIs

Equipamento de proteção individual (EPIs) é uma das palestras mais solicitados em palestras para SIPAT de segurança no trabalho.

Os EPIs são uma série de dispositivos de segurança e equipamentos como capacete, luvas, óculos, protetores auriculares que visam proteger os profissionais.

Na maioria das vezes são usados por pessoas que em suas estações de trabalho ou dentro da empresa sofram algum risco ou ameaça a sua segurança ou saúde.

Conscientizar os profissionais do uso do EPIs é um dos itens basilares da garantia de segurança ao profissional. Se quiser saber mais sobre as leis que regem a EPIs, acesse o site Equipamentos Individuais.

E a empresa que tem como prioridade a proteção do trabalhador, ganha de maneira prática em muitos sentidos.

Prevendo e evitando acidentes de trabalho e todos os efeitos negativos que um acidente trás, é um parceria colaborativa entre empresa e empregado.

Segurança no trabalho é a arte de proteger a Vida, use o EPIs.

O EPIs usado de maneira correta maximiza a garante a proteção e a segurança do colaborador evitando exposição a fatores negativos como:

  • Doenças ocupacionais
  • Acidentes de trabalho
  • Danos mentais e físicos

O funcionário que não usa o equipamento de segurança, sabendo dos riscos que corre, age de modo imprudente e pode sofrer duras consequências.

Palestra sobre Sexualidade IST/DST/AIDS

Para algumas empresas falar sobre saúde sexual tem sido prioridade e isso demonstra o grau de maturidade que muitas grandes empresas atingiram sobre segurança no trabalho.

Isso porque segurança no trabalho tem haver com segurança integral dos profissionais, e deve estruturar o estado mental e físico dos funcionários.

É essencial levar informações sobre como as doenças sexualmente transmissíveis afetam a saúde do profissional e podemos usar uma palestra para SIPAT sobre doenças ou infecções sexualmente transmissíveis para conscientizá-los.

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por bactérias, vírus ou outros microrganismos transmitidos através de contato sexual.

Os números da DST no Brasil são alarmantes e devem ser combatidos, dados do Ministério da Saúde,  estima que as infecções mais transmitidas sexualmente são:

  • Gonorreia e infecção por Clamídia
  • Donovanose
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Herpes genital;
  • Infecção pelo HTLV
  • Linfogranuloma venéreo (LGV)
  • Sífilis
  • Cancro mole (cancróide)
  • Tricomoníase
  • HPV

Todas estas patologias podem ser evitadas através de ações de conscientização e prevenção vale a pena investir em uma palestra para SIPAT sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Palestra Anti procrastinação

É a arte de deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje e uma palestra para SIPAT sobre gestão do tempo pode aumentar a produtividade da empresa.

A pessoa que procrastina resulta em frustração, stress, perda de produtividade e senso de limitação diante dos colegas de trabalho, isso por não conseguir de modo efetivo concluir as tarefas e metas estipuladas.

A procrastinação afeta diretamente a qualidade de vida dos funcionários e é um dos temas que podem ajudar os profissionais a melhor gerir o seu tempo.

Na palestra é possível ensinar a organizar as tarefas criando processos que facilitam a conclusão de cada compromisso.

Este plano facilita a rotina corporativa da equipe de vendas e dos profissionais otimizando o tempo para atingir as metas.

A procrastinação limita e em alguns casos impossibilita a empresa de crescer, ofereça incentivos para auxiliar os profissionais a se organizarem.

Invista em uma palestra para SIPAT sobre procrastinação em sua empresa e promova qualidade de vida para os seus profissionais.

Palestra sobre Educação Financeira (Orçamento Pessoal e Familiar)

O número de famílias endividadas no Brasil atinge números elevados desde de 2015, aponta a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Dados apontam que em abril de 2019, o percentual de famílias endividadas atingiu o patamar de 62,7%. Anteriormente a mais expressiva marca tendo como base o mês de setembro de 2015, ano em que o número de endividados foi de 63,5%.

E muitos fatores podem explicar a razão do endividamento dos brasileiros, e a falta de educação financeira é um deles.

Analogamente a falta de informação sobre gestão financeira, atrelada à questões emocionais levam a população aos altos índices de endividamento.

Assim para evitar estes problemas uma palestra para SIPAT sobre educação financeira pode auxiliar os seus profissionais a gerir melhor a vida financeira.

Aliás em uma palestra podemos tratar de assuntos e temas como:

  • Como investir melhor o seu dinheiro
  • Como se livrar das dívidas
  • Aposentadoria começa agora

Educação financeira é uma das palestras para SIPAT mais pedidos em nossa empresa, saiba como podemos ajudá-lo a melhorar a vida financeira dos seus funcionários.

Palestra sobre Relacionamento interpessoal

A comunicação interpessoal é fundamental, e abordar o tema em uma série de palestras motivacionais para empresas alinhado a segurança no trabalho é fundamental.

De conformidade com essa interação passa pela conscientização do profissional que deve cuidar da sua segurança, mas também deve estar preocupado com a segurança dos seus colegas de trabalho.

E desenvolver a comunicação interpessoal entre as equipes de venda e os profissionais da empresa é fundamental para o sucesso de toda organização.

Pois a comunicação interpessoal é importante pois facilita a gestão de conflitos, afastando o individualismo e auxiliando em todos os processos de segurança realizados na empresa.

Toda organização séria deve caminhar como um organismo único visando alcançar os objetivos e resultados pré-estabelecidos.

Esse é um dos assuntos de palestra para SIPAT mais importantes da lista, pois propõem uma abordagem de  comunicação efetiva e sem ruídos dentro da empresa.

Palestra de Motivação para SIPAT

Desenvolver questões como gestão emocional, segurança no trabalho é elevar saúde da empresa e dos os profissionais a um novo nível.

E palestras motivacionais para funcionários podem ser uma saída eficaz para solver questões como as que estamos tratando neste artigo.

Em contrapartida é certo que uma boa remuneração faz toda diferença e o cumprimento das leis trabalhistas são fundamentais, mas elogiar um funcionário e recompensá-lo publicamente é o item número um de uma pesquisa realizada nos Estados unidos.

O elogio ou reconhecimento ao seu funcionário ou parceiro é importante para aumentar a motivação.

Motivação é entender as metas pessoais dos membros da sua equipe.

Uma palestra motivacional qualidade de vida, motiva e faz o profissional se sentir valorizado e passa a olhar a empresa de modo mais humano.

Por esta razão invista no processo de motivação dentro da sua empresa e saiba, como motivar sua equipe de vendas?

Palestra sobre Saúde mental: Ansiedade e Depressão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, esta patologia  passará da quarta para a segunda colocação entre as principais causas de incapacidade no trabalho no mundo.

São mais de 121 milhões de profissionais que sofrem com a doença, sendo 17 milhões em nosso país.

O Ministério da Saúde aponta alguns dos principais fatores de risco mais comuns e que podem desenvolver a depressão:

  • Mudança brusca de condições financeiras e desemprego;
  • Conflitos conjugais;
  • Doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras;
  • Traumas psicológicos;
  • Dependência de álcool e drogas ilícitas;
  • Ansiedade crônica;
  • Disfunções hormonais;
  • Estresse crônico;
  • Transtornos psiquiátricos correlatos;
  • Histórico familiar.

Não é apenas um tema por menor trata-se da doença do século e oferecer este atendimento aos profissionais é uma forma eficaz de prevenir e levar saúde a todos os setores da empresa.

Palestra sobre qualidade de vida

Palestra motivacional qualidade de vida no trabalho, quem não quer ter uma vida cheia de benefícios e saúde? Uma palestra motivacional sobre qualidade de vida é sem dúvida uma das formas mais eficazes de obter saúde e um viver saudável em todos os setores da nossa vida.

Sobretudo, as palestras motivacionais para empresas sobre qualidade de vida podem abordar questões como desempenho no trabalho, relações familiares, gestão emocional e melhorias na qualidade de vida física.

A estratégia é potencializar os principais setores da vida investindo em um viver mais saudável e feliz.

Palestra sobre Superação

A palestra de superação é um evento que tem por finalidade plantar sementes de mudança, inspiração, força e sabedoria nas pessoas que passaram por algum tipo de obstáculo na vida e por isso deixaram de lado os seus sonhos e adormeceram seus talentos e qualificações.

A superação pode estar relacionada a fatos pessoais como também profissional, mas necessariamente tem a ver com algum problema. No caso da superação profissional ela pode ter relação com o ato de ultrapassar expectativas, se superar diante dos limites do trabalho.

Então através da palestra de superação é possível abordar o seu sentimento de forma ampla, sem limitações ou rotulações que dificultam o dia a dia das pessoas, pois este tipo de evento tem por objetivo estimular o próximo e mostrar a ele a sua capacidade de sobrepor obstáculos.

Palestra sobre Saúde nas empresas

Palestras de saúde em empresas é uma das formas mais eficazes de falar sobre qualidade de vida e saúde em empresas.

Precipuamente, grandes companhias disponibilizam verbas para ações diversas ações sobre saúde como palestras motivacionais em empresas sobre o tema.

A princípio, isto porque os números globais referente ao trabalho, saúde e produtividade são negativos e afetam o desempenho da empresa no mercado.

Antes de tudo estes altos índices reverberam em doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, asma, trombose, colesterol alto, apneia do sono e esteatose hepática.

Ao mesmo tempo neste artigo vamos simplificar os benefícios e vantagens das palestras de saúde em empresas.

E sugerir como melhorar a qualidade de vida do seu trabalhador, para aumentar a produtividade da empresa.

Palestra sobre Dependência digital

Estudo realizado pelo Hootsuite, em parceria com a We Are Social, aponta que o Brasil país mais ‘viciado’ em internet em todo globo. Os dados da pesquisa revelam que estamos gastando cerca de  6 horas e 42 minutos por dia conectados à grande rede.

A crescente destes dados ocorre em sua grande parte devido a facilidade dos dispositivos móveis e são neles que os internautas passam mais tempo pela flexibilidade e fácil acesso a rede.

Fato que este uso excessiva tem atrapalhado a produtividade de muitas empresas e uma forma inteligente de abordar a questão é promover uma palestra sobre dependência digital. A meta é ajudar os colaboradores a fazer o melhor uso dos dispositivos móveis e prevenir acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho.

Palestra anti drogas, Alcoolismo e Tabagismo

Álcool mata mais que crack, revela pesquisa da Fiocruz, segundo os dados divulgados, indica que mais da metade da população entre 12 a 65 anos declarou ter consumido pelo menos uma vez bebida alcoólica no período estudado, enquanto 7,7% dos brasileiros usaram maconha, e 3,1% consumiram cocaína em pó.

O levantamento revela o tamanho do problema a ser enfrentado pelas políticas de saúde em relação ao uso de álcool: cerca de 46 milhões (30,1%) de pessoas tinham consumido ao menos uma dose nos 30 dias anteriores à pesquisa e aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios de dependência, como registrou o Portal Fiocruz.

Por esta razão a palestra anti drogas, alcoolismo e tabagismo é uma forma de falar sobre os danos visando informar e orientar os profissionais sobre saúde. Destacar a importância da superação e reversão desse perfil de crise, abordando tudo com uma linguagem simples e objetiva como nossas decisões afetam a nossa vida e das pessoas que amamos.

Nossa estrutura gira em torno de questões elementares como:

  • O que é droga, efeitos e consequências?
  • Os tipos de drogas e como elas nos afetam.
  • As consequências danosas do álcool sobre a saúde.
  • O tabagismo como se livrar deste vício?
  • Como nossas decisões podem afetam nossa vida e quem amamos?

Resumo: Estes são os principais assuntos de palestras para SIPAT que você pode desenvolver na semana de prevenção a acidentes em sua empresa, tome nota e não esqueça.

Afinal esperamos ter lhe auxiliado com os informações sobre Palestra para SIPAT, para mais artigos como este acesse nosso blog ou fale com nossa equipe e contrate um palestrante e não esqueça de investir em segurança do trabalho.

Fonte: https://palestraparaprofessores.com.br/palestras/palestras-para-sipat/

Deixe uma resposta