Padre lança livro sobre morte social – Agenda

0
822
Padre Luiz Antonio Lopes Ricci explica que conceito abre novos precedentes para vida mais digna

Na próxima quinta-feira (11), será lançado o livro “A morte social: mistanásia e bioética”, de autoria do padre Luiz Antonio Lopes Ricci. Juntamente com a Diocese de Bauru e a Universidade do Sagrado Coração (USC), o autor convida a comunidade para o lançamento da obra, que também contará com a palestra “Bioética e Mistanásia: por uma Bioética afirmativa e vivencial”. O evento começa às 19h15, no Auditório João Paulo II da Universidade.

A entrada é gratuita e haverá sessão de autógrafos na presença do autor. A palestra dá direito a certificado de participação, mediante a inscrição pelo site https://www.usc.br até o dia 10 de maio, véspera do evento.

Lançado pela Paulus Editora, o livro “A morte social: mistanásia e bioética” é resultado do pós-doutorado do padre Ricci, que apresenta o conceito de mistanásia (morte causada pela exclusão social) pelo viés da bioética social, cotidiana, crítica, latino-americana e integrativa.

O padre explica que a bioética, como ética aplicada, situada num contexto social injusto e plural, visa contribuir para a defesa e a promoção da vida humana, sobretudo a vulnerada e exposta à possibilidade de morte mistanásica.

Para o autor, este conceito abre novos precedentes para a discussão sobre uma vida digna aos empobrecidos e vulneráveis. “Por essa razão, ao abordar questões vitais e centrais para uma vida digna e com qualidade, o conceito de mistanásia deve ser algo transversal na produção da bioética, não um tema isolado”, diz.

O livro está dividido em cinco capítulos, começando com o autor discorrendo sobre o modo de ser latino-americano como ambiente favorável para o surgimento do conceito de mistanásia, seguido de uma proposta de mística para a bioética. Na sequência, são apresentados os cenários históricos que precederam o termo, e depois a apresentação do conceito, sua difusão e contribuição para o deslocamento de acento em bioética.

SOBRE O AUTOR

Luiz Antonio Lopes Ricci é professor de ética teológica e bioética na Faculdade João Paulo II (Fajopa), em Marília. Tem mestrado e doutorado em teologia moral, pela Pontifícia Universidade Lateranense – Academia Alfonsiana de Roma, e pós-doutorado em bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. É sacerdote da Diocese de Bauru e pároco da paróquia São Cristóvão.

SERVIÇO

O lançamento do livro “A morte social: mistanásia e bioética” e palestra “Bioética e Mistanásia: por uma Bioética afirmativa e vivencial” ocorrem no dia 11 de maio (quinta-feira), às 19h15, no Auditório João Paulo II da USC, que fica na rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil. A entrada é gratuita e o telefone para informações é o (14) 2107-7000. Para receber o certificado da palestra, é preciso se inscrever no https://www.usc.br.

Deixe uma resposta