Núcleo de apoio pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais

0
111

Nossa intenção, enquanto Secretaria de Educação, é iniciar um projeto já idealizado anteriormente e que por diversas dificuldades legais e financeiras e agora, devido também as questões atreladas as medidas de emergência nacional, estadual e municipal adotadas nesse período de Pandemia, ainda não pudemos efetivar. Com o projeto pretende-se estruturar o Núcleo Pedagógico de auxílio as crianças com dificuldades com o auxílio dessa Emenda Parlamentar e dar continuidade e amplitude nos próximos anos com mais parcerias e com recursos próprios. Já temos o prédio para a implantação, porém esse necessita de reformas e reparos como também de equipamentos como computadores, notebooks, brinquedos, jogos pedagógicos e materiais para as oficinas lúdicas, pedagógicas e profissionalizantes.
Nosso objetivo geral é oferecer Atendimento Educacional Especializado em formato de oficinas e ajuda pedagógica e psicológica para crianças de 4 a 12 anos de idade que além de terem dificuldades de sua condição, tiveram suas dificuldades escolares e sociais ampliadas com o distanciamento escolar devido à Pandemia. Enquanto objetivos específicos, estruturar as oficinas de atendimento com projetos de Alfabetização em Língua Portuguesa (Alfabetização) e Libras de forma lúdica, oficinas de leitura e contação de história, oficinas de matemática e raciocínio lógico assim como oficinas de Arte, Trabalhos manuais e de estimulação precoce. Para isso o Núcleo contará com 1 psicóloga, 1 psicopedagoga e 4 professoras do Atendimento Educacional Especializado para atender as oficinas como também orientar os pais, os alunos e a escola, pois todo o projeto está atrelado a melhoria a atendimento global do aluno, sendo na escola, na família, na sociedade. A prefeitura se responsabiliza pela reforma do prédio e pela contratação de funcionários (contrapartida).

Experiência

No município de Pederneiras, temos o Atendimento Educacional Especializado em 13 escolas das 25 escolas existentes em nossa rede municipal desde o ano de 2011, porém esse atendimento acontece no ambiente escolar, nas salas de recursos multifuncionais e conta com apenas 7 professores especialistas em Necessidades Educacionais Especiais, atendendo 56 alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e afins e mais de 100 alunos com dificuldades de aprendizagem sem Diagnóstico clínico. É um atendimento ainda pequeno diante de nossa necessidade que a cada dia cresce em número de crianças com autismo, surdez e outras deficiências. Temos uma parceria com a APAE para atendimento clínico e terapêutico dessas crianças, além de outros encaminhamentos e serviços de apoio e orientação aos professores. A ideia do Núcleo é atender de forma mais específica o público autista, surdo e com demais deficiências de maneira mais dinâmica, oferecendo um espaço diferente do escolar, pois mesmo voltado ao apoio pedagógico, seu objetivo maior é o trabalho lúdico, recreativo e terapêutico em ambientes de aprendizagem fora da escola, caracterizando mais um momento de diversão, de atividades diferenciadas e de oficinas que podem contribuir, inclusive, para a profissionalização desse público, pois teremos oficinas de arte, comunicação em Língua Portuguesa e Libras, assim como outras que poderão ser inseridas de acordo com as potencialidades a serem desenvolvidas de cada aluno.

Público Alvo

O público alvo a ser atendido são os alunos de 4 a 12 anos do município de Pederneiras com Necessidades Educacionais Especiais e que necessitem de apoio maior ao seu desenvolvimento físico, psicológico e educacional. Hoje, na nossa rede municipal, contamos com 22 autistas, 8 surdos e mais 26 alunos com deficiência física e /ou múltipla e outras síndromes como também os mais de 100 alunos que estão em processo de avaliação neuropsicológica e aguardando diagnósticos. Ainda temos uma demanda de mais de 30 crianças bem pequenas, entre 0 a 3 anos, que estão em processo de avaliação na APAE e na Saúde com apontamentos e hipóteses diagnósticas de autismo, síndrome de Tourette, Transtorno Global do desenvolvimento, entre outras.

Fonte: https://www.marinahelou.com.br/emendas/pederneiras/n%C3%BAcleo-de-apoio-pedag%C3%B3gico-aos-alunos-com-necessidades-educacionais-especiais

Deixe uma resposta