Novos profissionais do programa Mais Médicos se apresentam em Bauru e participam de treinamento

0
1289

Todas as 11 vagas deixadas por profissionais cubanos foram preenchidas e eles devem começar a trabalhar em seis unidades no próximo dia 10. Em Pratânia, médico que assumiu única vaga já começou a atender

Os médicos que assumiram as 11 vagas de Bauru (SP) do programa Mais Médicos deixadas pelos profissionais cubanos se apresentaram nesta segunda-feira (3) e foram recebidos pelo secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin.

Segundo a prefeitura, todos os novos médicos que vão se dedicar à atenção básica de saúde ainda vão passar por um treinamento e a previsão é que assumam seus funções e comecem a atender a população na próxima segunda-feira (10).

Cidades do Centro-Oeste Paulista preenchem vagas do programa Mais Médicos
TEM Notícias 2ª Edição – Bauru/Marília
Cidades do Centro-Oeste Paulista preenchem vagas do programa Mais Médicos

Cidades do Centro-Oeste Paulista preenchem vagas do programa Mais Médicos

Os médicos cubanos que integravam o programa do governo federal em Bauru atendiam em seis unidades de saúde e os novos profissionais vão assumir justamente essas vagas. Por isso, terão novos médicos a partir do dia 10 as unidades de saúde do Jardim Bela Vista, dos núcleos Beija-Flor, Geisel e Mary Dota, do Jardim Godoy e do distrito de Tibiriçá.

“Tive uma conversa pessoal com cada um dos novos médicos de Bauru e expliquei a estrutura local do atendimento em atenção básica. Durante a semana eles vão conhecer a rede e partir da semana que vem vamos retomar todo o conjunto de consultas para a comunidade”, explicou Fogolin.

O perfil dos novos profissionais do programa em Bauru é praticamente o mesmo, com médicos jovens e que ainda não prestaram a residência. À reportagem da TV TEM, Aldo Araújo, médico goiano formado em São José do Rio Preto, revelou empolgação com a oportunidade.

Aldo Araújo, um dos 11 médicos que assumem vaga no programa em Bauru, destaca importância do trabalho na atenção básica — Foto: TV TEM/ReproduçãoAldo Araújo, um dos 11 médicos que assumem vaga no programa em Bauru, destaca importância do trabalho na atenção básica — Foto: TV TEM/Reprodução

Aldo Araújo, um dos 11 médicos que assumem vaga no programa em Bauru, destaca importância do trabalho na atenção básica — Foto: TV TEM/Reprodução

“Eu já conhecia o programa, tinha interesse em participar e fiquei feliz com a oportunidade. É um programa que dá oportunidade aos recém-formados de trabalharem na atenção básica, algo tão importante que, em teoria, deveria resolver 80% dos problemas de saúde” disse Araújo.

Pratânia com novo médico

Os moradores de Pratânia já contam com um novo médico trabalhando na cidade. O clínico geral que veio para a única vaga da cidade no programa já assumiu suas funções.

Ao todo, foram 11 dias desde a saída da médica cubana até a chegada do novo médico, que se apresentou nesta segunda-feira pela manhã e começou de imediato os atendimentos no Bairro Pratinha e na UBS Benedito de Souza.

Segundo Lucas Oliveira, diretor de Saúde de Pratânia, o novo médico, que é natural de Botucatu, vai assumir todos os atendimentos que eram feitos pela médica cubana, inclusive as visitas domiciliares.

Uma das primeiras pacientes do dia, a aposentada Maria Escopin Garcia comemorou a chegada do novo médico na unidade de saúde do Bairro Pratinha. Vamos receber ele [novo médico] com honras”, disse a aposentada.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/12/03/novos-profissionais-do-programa-mais-medicos-se-apresentam-em-bauru-e-participam-de-treinamento.ghtml

Deixe uma resposta