NOTA CONJUNTA – OAB BAURU

0
581

A 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/BAURU, por meio de sua Diretoria, e das Comissões de Igualdade Racial e Direito Sindical, vem a público manifestar-se sobre a declaração e publicação do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região veiculada em suas páginas oficiais na internet.
Como foi levado a conhecimento público, no último dia 21 de julho, o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região publicou nota utilizando-se, da expressão de socorro do americano George Floyd, vítima de assassinato pela Polícia de Minneapolis: “Não consigo respirar. Eu vou morrer.”, ao defender a abertura do comércio.
Num momento muitíssimo delicado como o atual, a forma de comunicação se mostra inadequada, já que a comparação, materialmente impossível e reprovável, utilizando-se da morte violenta e racista de um cidadão reforça a insensibilidade ao problema da violência que assola os negros no Brasil desde a escravidão colonial.
Ao comparar a violência que as pessoas pobres e negras sofrem com a ordem estatal de restrição de atividades econômicas, impostas em decorrência da pandemia do coronavírus, propõe o antagonismo entre o direito à vida, à saúde e os direitos ao trabalho e à livre iniciativa.
Sendo assim, reconhecendo a legitimidade da entidade sindical na representação de seus associados; o fato é que a comparação utilizada carece de bom senso. Transformar o símbolo de uma luta em slogan publicitário é reprovável e desrespeitoso.

Bauru, 22 de julho de 2020.

Marcia Regina Negrisoli Fernandez Polettini
Presidenta da OAB/Bauru

Mário Henrique da Luz do Prado
Presidente da Comissão da Igualdade Racial

Lázaro Eugênio
Presidente da Comissão de Direito Sindical.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!