Musculação na terceira idade: nunca é tarde pra começar

0
103

Pesquisa mostra que idosos não acostumados com rotina de exercícios com pesos tiveram resultados positivos da ação de proteínas nos músculos

Pessoas idosas que nunca participaram de programas de exercícios de força têm a mesma capacidade de construir massa muscular que atletas master altamente treinados de idade semelhante, de acordo com uma nova pesquisa divulgada na Inglaterra.

A pesquisa mostra que mesmo aqueles não acostumados a se exercitar podem se beneficiar de exercícios resistidos, como o treinamento com pesos.

No estudo, publicado na revista Frontiers in Physiology, pesquisadores da Escola de Esporte e Ciência do Exercício da Universidade de Birmingham compararam a capacidade de construção muscular em dois grupos de homens mais idosos. O primeiro grupo foi classificado como ‘atletas master’ – pessoas com idades entre 70 e 80 anos que se exercitaram a vida toda e ainda competem nos níveis mais altos do esporte. No segundo, ficaram os indivíduos saudáveis, %u200B%u200Bde idade semelhante, que nunca haviam participado de programas de exercícios estruturados.

Leia também: Para envelhecermos bem, é preciso aprender muito com Portugal

Cada participante recebeu uma substância marcadora, por via oral, e depois participou de uma única sessão de exercícios, envolvendo treinamento com pesos em um equipamento de musculação.

Os pesquisadores fizeram biópsias musculares dos participantes nos períodos de 48 horas imediatamente antes e logo após o exercício, e as examinaram para procurar sinais de como os músculos estavam respondendo ao exercício. A substância rastreadora mostrou como as proteínas estavam se desenvolvendo dentro do músculo.

Os pesquisadores esperavam que os atletas master tivessem uma maior capacidade de construir músculos devido a seus níveis superiores de condicionamento físico, adquiridos pela prática regular de exercícios realizada ao longo do tempo. Entretanto, os resultados mostraram que ambos os grupos tinham uma capacidade igual de construir músculos em resposta ao exercício.

“Nosso estudo mostra claramente que não importa se você não se exercita regularmente ao longo da vida, ainda pode se beneficiar do exercício sempre que começar”, diz o pesquisador principal, Dr. Leigh Breen. “Obviamente, um compromisso de longo prazo com boa saúde e exercício físico é a melhor abordagem para alcançar a saúde de todo o corpo, mas mesmo começando mais tarde na vida ajudará a retardar a fragilidade e a fraqueza muscular relacionadas à idade.

As diretrizes atuais de saúde pública sobre treinamento de força para pessoas idosas geralmente são bastante vagas. O que é necessário é uma orientação mais específica sobre como os indivíduos podem melhorar sua força muscular, mesmo fora de uma academia, em atividades domésticas como jardinagem, subir e descer escadas ou levantar uma sacola de compras, como parte de um regime regular de exercícios.

Se você tem dúvidas sobre exercícios na 3ª idade, mande pra mim: silviomusman@yahoo.com.br

Eu sou o Dr. Silvio Musman, médico especialista em pneumologia, medicina do sono e do exercício.

Fonte: https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/colunistas/silvio-musman/2019/12/25/noticias-saude,254004/musculacao-na-terceira-idade-nunca-e-tarde-pra-comecar.shtml

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here